Oportunidades

Todos os campi

Capacitação ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural está com inscrições abertas

16/10/2019

Até 6 de novembro, a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) receberá inscrições para a Capacitação no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), um instrumento de registro público, eletrônico, de abrangência nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. O curso Cap-CAR é uma parceria da UFV, por meio da Cead, com o Ministério do Meio Ambiente, desenvolvido a partir de um convênio com a Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Estão sendo oferecidas cinco mil vagas, na opção de estudo livre, gratuitamente, para facilitadores que atuarão na inscrição de imóveis rurais no CAR, preferencialmente, dos agricultores familiares. O curso faz parte do projeto de Gestão Territorial Rural e será realizado totalmente a distância, na versão sem tutoria, com carga horária de 80 horas/aula e duração de quatro semanas, no período de 8 de novembro a 6 de dezembro.

Os interessados podem se inscrever na página do curso, onde estão disponíveis mais informações. Outros detalhes pelo telefone (31) 3612-1254, das 14h às 18h, ou pelo e-mail cead@ufv.br

Gestão Territorial Rural

Além do Cap-CAR, o projeto de Capacitação em Gestão Territorial Rural também prevê um curso sobre Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), sistema de aferição do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos rurais, com foco na prevenção ou mitigação de riscos, e identificação de oportunidades.

Além disso, haverá um curso sobre Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta que tem como objetivos delimitar e caracterizar as unidades da paisagem inseridas em uma sub-bacia hidrográfica, permitindo identificar as áreas sensíveis e aquelas mais adequadas para a exploração agropecuária e florestal. Ambos os cursos serão oferecidos em breve.

Para desenvolver o conteúdo dos cursos, a parceria MMA e UFV contou com participação de pesquisadores e técnicos de instituições de ensino e pesquisa do país, como Ufla, UFMG, Unifemm, Embrapa, Epamig e Emater – alguns dos quais participaram diretamente na criação desses instrumentos.

 

Divulgação Institucional