Nona edição do Manual de Irrigação é lançada com presença do primeiro autor, que recebe homenagem

14/10/2019

A nova edição foi ampliada e revisada

Certas obras alcançam o seleto patamar reservado aos clássicos na medida em que a relevância de seus conteúdos torna-as resistentes ao passar do tempo – cristalizando o status de referência em seu campo do conhecimento. É em tal condição que se apresenta a nona edição do Manual de Irrigação, lançado oficialmente nesta segunda-feira (14), em versão ampliada e revisada, mantendo-se tradicional sem deixar de ser atual.

A cerimônia, realizada no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, teve a presença do primeiro autor da obra, professor Salassier Bernardo, além de demais autores, professores, servidores, estudantes e membros da comunidade. “Sinto-me realizado por ter produzido algo útil à formação de recursos humanos. É uma imensa gratificação receber esse reconhecimento”, disse o professor Salassier, homenageado no evento – cuja mesa diretora foi composta por integrantes de três gerações de pesquisadores ligadas à publicação.

Um dos autores, o reitor da UFV, professor Demetrius David da Silva, destacou o papel não apenas acadêmico, mas também institucional do Manual, visto que “eleva o nome de nossa universidade no cenário nacional”. “O que fica para a história é o que fazemos pelo coletivo. Por isso, seu livro nunca será esquecido”, disse o reitor, direcionando-se ao professor Salassier, em seu discurso. Outro autor, professor Everardo Mantovani, observou que a publicação abrange, em seus capítulos, os três pilares da UFV, ensino, pesquisa e extensão. “Foi um presente especial quando, em 2005, o professor Salassier nos convidou para atualização e ajustes da sétima edição, uma honra”, comentou.

O diretor da Editora UFV, professor Derly Henriques da Silva, destacou a relevância do Manual, leitura norteadora para a formação de milhares de profissionais. “Chegamos a 30 mil edições vendidas, o que torna o livro um best-seller técnico de imensurável importância para o desenvolvimento da agricultura brasileira”, acrescentou.

As imagens do evento podem ser conferidas clicando aqui.