Parlamentares visitam UFV e destinam verbas à Unidade de Atenção Especializada em Saúde

15/10/2019

A UFV recebeu, na noite de sexta-feira (11), as visitas do senador Antonio Anastasia e do deputado federal Rodrigo de Castro, ambos do PSDB de Minas Gerais. Eles vieram conhecer a Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Uaes), que tem sido citada como referência para municípios onde há cursos de medicina. A Uaes funciona em parceria com dez municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Viçosa (Cismiv). Confiando no projeto, o senador e o deputado se comprometeram a destinar R$ 250 mil de verbas de emendas parlamentares para possíveis melhorias na Unidade.

A Uaes foi apresentada aos parlamentares pelo reitor e pelo diretor administrativo da Unidade, professor Bruno David Henriques. Ele explicou que a Uaes é destinada ao atendimento secundário exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) e que o trabalho é realizado por estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Educação Física e da Residência Médica (Clínica Médica, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia e Diagnóstico por imagem, Neonatologia e Anestesiologia). Desde que foi criada, há um ano, a Uaes já atendeu a cerca de dez mil pessoas em 31 especialidades médicas. Para Bruno, a verba será muito bem-vinda para melhoria do atendimento à população e qualificação do ensino na área da saúde na UFV.

O reitor agradeceu a visita dos parlamentares, e comentou que a UFV tem convidado autoridades políticas para conhecerem de perto a Universidade e apresentar a eles demandas de recursos que estão surgindo a partir do pequeno aporte do governo federal. “A nossa Universidade está de portas abertas para todos os parlamentares. Nós não temos partido e, sim, uma política institucional de buscar parcerias para apoiar nossos projetos”, afirmou o professor Demetrius. O senador Antonio Anastasia também conversou com o reitor sobre o Future-se, programa de autonomia financeira da educação superior proposto pelo MEC às instituições federais de ensino superior. “Quero conhecer de perto a opinião das universidades para definir minha atuação quando este projeto chegar ao Senado”, disse Anastasia.

Os parlamentares foram recebidos pelo reitor e pelo diretor da UAES, Bruno David Henriques