Todos os campi

UFV é a 2ª de Minas e a 15ª do país em ranking da Folha

10/10/2019

A UFV permanece como a segunda melhor universidade pública de Minas Gerais e a 15ª do país, conforme o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado esta semana. Na edição 2019 do ranking, a pontuação geral da Universidade subiu em relação ao ano passado, alcançando 86,84.

No ranking de cursos, dos 28 avaliados na UFV, a instituição aparece entre as TOP 20 do país em Agronomia (2ª), Zootecnia (3ª), Medicina Veterinária (4ª), Nutrição (5ª), Educação Física (8ª), Engenharia Ambiental (12ª), Engenharia Química (12ª), Ciências Biológicas (13ª), Engenharia Mecânica (15ª), Física (16ª), Química (17ª) e Engenharia de Produção (18ª). É importante ressaltar também que 71,43% dos cursos da Universidade Federal de Viçosa estão entre os 60 melhores do país.

No total, foram avaliadas 197 instituições de ensino superior do Brasil, a partir de cinco indicadores: pesquisa, ensino, inovação, internacionalização e mercado. A instituição também obteve destaque em três deles: ficou em 4° lugar em inovação, 11° em qualidade do ensino e 14° em pesquisa. No quesito mercado, ela saltou do 59° lugar para o 56°.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, avalia os resultados como uma grande conquista em função do cenário de dificuldades financeiras que as Instituições Federais de Ensino Superior têm passado nos últimos anos. Além disso, considera que “os indicadores ajudam a UFV a planejar possíveis melhorias e aperfeiçoamentos, visto que o cenário de dificuldades deve ser enfrentado, para que a Universidade possa cumprir suas missões perante a sociedade”.

Sobre o RUF

Produzido pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012, o RUF é uma avaliação anual dos cursos de graduação das universidades, centros universitários e faculdades brasileiras. A partir de dados recolhidos de instituições e avaliações nacionais, como Enade, Inep, Capes, Inpi, CNPq, SciELO e Datafolha, a pesquisa responde a cinco indicadores: ensino, pesquisa, inovação, internacionalização e mercado.

Na avaliação dos cursos, o RUF considera dois grupos de indicadores: ensino e mercado. No primeiro, há uma pesquisa de opinião com professores de todo o país sobre a qualidade dos cursos; percentual de docentes com dedicação integral e parcial; índice de mestrado e doutorado, e a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Já para o indicador mercado, considera-se a opinião de profissionais de recursos humanos sobre preferências de contratação. No caso dos cursos de Direito, também é considerado o percentual de aprovados nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mais informações podem ser conferidas no site do RUF.