Todos os campus

Toma posse novo procurador-chefe junto à UFV

07/10/2019

O novo procurador (no centro) prometeu profissionalismo e dedicação ao cargo

O advogado Marcelo de Castro Silva tomou posse como procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Viçosa em cerimônia realizada, nesta segunda-feira (7), no Salão Nobre do campus Viçosa. Ele formou-se em Direito pela UFV, em 2001, e trabalhava como procurador na Procuradoria Seccional Federal, em Juiz de Fora, quando foi convidado pelo reitor Demetrius David da Silva para assumir o cargo. Marcelo de Castro Silva substitui o procurador Afonso Sérgio Corrêa de Faria.

Em seu discurso de boas-vindas ao novo procurador, o reitor ressaltou a importância de ter um ex-aluno à frente do cargo. “É emblemático que nossa gestão valorize nossos ex-alunos. Sinalizamos, assim, a valorização da excelência dos nossos cursos enquanto reconhecemos o mérito dos nossos estudantes. Eles conhecem bem a seriedade de nossa instituição e temos certeza que irão zelar por ela”, disse. O reitor comentou ainda as dificuldades para conquistar mais um membro para a procuradoria da UFV no momento em que há uma escassez destes profissionais diante da demanda nacional. Ele também afirmou que a Procuradoria Federal será fundamental para levar adiante os projetos da atual administração para a Universidade.

Ao se despedir do cargo, Afonso Sérgio Corrêa de Faria se emocionou ao lembrar sua dedicação à UFV nos sete anos de atuação como procurador-chefe. Ele saudou o novo procurador pedindo que use a competência jurídica, mas também a sensibilidade ao tratar os inúmeros problemas que envolvem a comunidade universitária. Trabalhando como procurador há 47 anos, disse que não pensa em se aposentar e que pretende permanecer atuando na Universidade.

Por sua vez, o novo procurador-chefe prometeu profissionalismo, dedicação e seriedade no cargo que passa a ocupar e se disse honrado ao ser recebido na UFV por ex-professores e colegas de curso.

Também participaram da cerimônia de posse pró-reitores, diretores dos centros de ciências, chefes de departamentos, o procurador seccional federal em Juiz de Fora, Cássio Cunha de Almeida; o procurador da República em Viçosa, Gustavo Henrique Oliveira; o juiz federal Rafael Araujo Torres; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Elias Cardoso, e o procurador  de Viçosa, Lucas Satler, representando a Prefeitura. Confira registros fotográficos do evento neste link