Em sessão solene, UFV concede título de Professor Honoris Causa a pesquisador

01/10/2019

O professor e pesquisador Arne Janssen recebeu, nesta terça-feira (1), o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Viçosa. O evento reuniu professores, técnicos, amigos, familiares e alunos no Salão Nobre do campus Viçosa – ocasião em que foram destacadas as inúmeras contribuições do homenageado para o desenvolvimento da ciência e do prestígio internacional da UFV no campo da pesquisa. Foi o 15º agraciado com a honraria na história da instituição, o terceiro nos últimos trinta anos.

Arnoldus Rudolf Maria Janssen é nascido em 1958 em Rijswijk, na Holanda, país onde concluiu graduação, mestrado e doutorado. Desde 1997, é professor colaborador da UFV, na qual está credenciado como orientador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia. Em seu discurso, agradeceu aos presentes e enalteceu a importância de seus orientandos e co-orientandos, que, “com suas ideias novas e sua juventude”, contribuem para renovar a pesquisa e o conhecimento. “Nossa tarefa principal como professores é colaborar para que nossos alunos possam construir um mundo mais justo e sustentável”, acrescentou.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, enfatizou a relevância da honraria, anteriormente concedida a apenas 14 pessoas no decorrer dos 93 anos da UFV. “Isso demonstra a seriedade com que a Universidade trata o tema e, também, o mérito do professor Arne, que atua com excelência no Departamento de Entomologia, motivo pelo qual houve a indicação para a outorga do título, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário”, explicou.

Convidado a proferir o panegírico, o professor do Departamento de Entomologia da UFV, Angelo Pallini Filho, apresentou detalhado panorama das contribuições de Janssen. “Ele atuou em 13 orientações e supervisões em pós-doutorado, 28 orientações e coorientações de mestrado e doutorado, cinco propostas de pesquisa que, juntas, arrecadaram quase R$ 6 milhões em recursos, ministrou mais de 1460 horas de cursos e participou da organização de sete grandes eventos. Além disso, de suas mais de 200 publicações – que incluem trabalhos em periódicos como a Nature e a Science – ao menos 50 foram feitas com pesquisadores da UFV, evidenciando internacionalmente o nome da instituição”, observou.

A mesa da sessão foi composta pelo presidente do Conselho Universitário, o professor e reitor Demétrius David da Silva; pela vice-reitora da UFV, professora Rejane Nascentes; pelo Secretário de Órgãos Colegiados (SOC), professor Marcos Ribeiro Furtado; pelos diretores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), professor Rubens Alves de Oliveira; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), professor João Marcos de Araújo; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), professora Daniella Dias Sant’Anna Martins; do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), professor Odemir Baêta.

Confira registros fotográficos do evento neste link.