Campus Florestal

Extensão em Agroecologia incentiva economia e saúde em Florestal

01/10/2019

Visita à horta

Baixo custo e altos benefícios. Assim o professor Antônio Wilson de Oliveira Malta define os projetos de Extensão que coordena desde 2018 e fevereiro de 2019, HORTBIO Educação Ambiental – Produção Orgânica e Horta Orgânica – Produção Orgânica (Pibex Jr), respectivamente. Em conjunto, ambos vêm movimentando as aulas teóricas e práticas dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro (EMDAR)

O projeto HORTBIO tem como público-alvo a população de Florestal e seu entorno e a atuação de estudantes de cursos superiores da UFV-Florestal. O objetivo é praticar educação ambiental por meio da qualificação de produtores rurais e urbanos em agroecologia, ou seja, usar recursos naturais renováveis de forma a elevar a produtividade e a qualidade dos produtos orgânicos, além de melhorar saúde e a renda familiar.

Já o projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária Júnior (Pibex Jr.) Horta Orgânica, também coordenado pelo professor Antônio Wilson, é conduzido por estudantes do curso técnico em Agropecuária. Neste projeto, os estudantes promovem a agroecologia na prática na Horta Comunitária da cidade de forma a beneficiar e incentivar a comunidade florestalense. Os alunos cuidam da semeadura, produção e aplicação de biofertilizantes (feitos de matéria orgânica fresca), são responsáveis por tratos culturais (capina, cobertura morta, adubação de cobertura com BIOGEO – fertilizante líquido utilizado na fertirrigação – etc.), além de mostrar a importância desses procedimentos para o meio ambiente e a saúde.

Ação Extensionista

Em atuação conjunta, os projetos HORTBIO Educação Ambiental – Produção Orgânica e Horta Orgânica – Produção Orgânica vêm promovendo contato de crianças do ensino fundamental da EMDAR com o tema da Agroecologia. Assim, na etapa atual, quinzenalmente, as crianças vêm tendo contato com biofertilizantes, irrigação em funcionamento e aprendem o processo de crescimento e saúde das plantas que se “tornarão alimentos saudáveis e ricos na nossa alimentação e crescimento”, explica o professor Antônio Wilson de Oliveira Malta. Nessas visitas, estudantes de ambos os projetos vão à horta com os objetivos de mostrar e despertar a curiosidade das crianças que comparecem acompanhadas pelas professoras, as quais, por sua vez, já trabalham antecipadamente na sala de aula o tema a ser abordado preparando-os para a prática.

A primeira visita ocorreu com um total de 86 alunos do 1º ano do ensino fundamental, em 22 de agosto, das 8h às 9h e das 13h às 14h. Na ocasião, eles puderam semear, com as próprias mãos, uma planta forrageira cientificamente chamada Cratylia argentea, cuja função é oferecer serviços agroecológicos devido ao seu potencial como banco de proteínas e fixação biológica do nitrogênio atmosférico no solo, importante elemento para aumentar a produtividade das lavouras, substituindo a necessidade de uso de adubos nitrogenados.

Em outra visita à horta, as crianças colheram alface e, no dia 14 de setembro, abordaram o tema da Agroecologia na Feira de Ciências da EMDAR. De acordo com a vice-diretora da escola, Lucimar de Fátima Nogueira, a partir do momento em que é possível mostrar ao aluno, na prática, a “importância do solo, o plantio, o crescimento, os tipos de plantas e sua propagação, para eles fica muito bacana”.

Perspectivas

E os planos não param por aí. De acordo com o professor Antônio Wilson, no âmbito do projeto Horta Orgânica – Produção Orgânica (Pibex Jr), pretende-se estender as atividades quinzenais para os alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal e envolver também os pais e o restante da comunidade, para que todos possam cuidar conforme a Agroecologia e usufruir da produção da Horta Comunitária.

Para o HortBio Educação Ambiental- Produção Orgânica, a intenção é ampliar a parceria com a Prefeitura Municipal de Florestal. O objetivo é a promoção de palestras, oficinas, campos de demonstração e atendimento ao público interessado, além de atividades nas comunidades rurais de Florestal e um espaço de “Clínica Tecnológica de Inovação no Campo” na feirinha de sábado, divulgando técnicas, orientando interessados, trocando materiais, saberes, tinturas e informações pessoais/profissionais.

Fernanda Pessoa

Fonte e Fotos: Antônio Wilson de Oliveira Malta

Divulgação Institucional/UFV-Florestal

Visita à horta