Todos os campi

Campi Florestal e Viçosa participam da final da Olimpíada Brasileira de Informática

19/09/2019

A UFV participará da final da Olimpíada Brasileira de Informática de 2019 (OBI 2019) neste sábado (21). A instituição será representada nacionalmente por 12 estudantes do campus Florestal – quatro do curso técnico em Informática da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) e oito da graduação em Ciência da Computação – e oito alunos do campus Viçosa – três do Colégio de Aplicação CAP-Coluni e cinco da graduação em Ciência da Computação. Eles competirão nos níveis I, II e Sênior da modalidade de Programação, que exige codificações e resoluções de tarefas por meio de linguagens de programação.

Do campus Florestal, Júlia Costa de Faria, com 17 anos de idade, e Otávio Santos Gomes, com 19 anos, participarão da final pela segunda vez. Em 2018, ela obteve a 185ª colocação e ele, a 106ª, entre 5.137 competidores. Júlia e Otávio estão cursando, respectivamente, o último período do curso técnico em Informática e o segundo período da graduação em Ciência da Computação e acreditam que realizarão uma prova difícil no sábado. Mas isto é um incentivo: “faz com que seja um desafio maior, o que me estimula ainda mais”, afirma Otávio. Para Júlia, a Olimpíada, de uma maneira geral, é uma experiência “sensacional” e “uma ótima forma de desafiar a si mesmo”.

No total, 30 estudantes da UFV-Florestal se inscreveram para a fase local da OBI 2019. Destes, 22 foram aprovados para a fase estadual e 12 foram selecionados para a nacional. Na UFV-Viçosa, 19 alunos se inscreveram para a fase local, 14 foram aprovados para a estadual e oito para a nacional. Segundo as informações divulgadas no site da Olimpíada, a final contará com 138 estudantes de 22 estados brasileiros no nível I (até o primeiro ano do Ensino Médio); 439, de 24 estados, no Nível II (até o terceiro ano do Ensino Médio); e 372, de 22 estados, no Nível Sênior (quarto ano do Ensino Técnico e primeiro ano do Ensino Superior).

Reconhecimento

O atual coordenador da Olimpíada na UFV-Florestal, o professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Marcus Henrique Soares Mendes, considera os resultados muito bons: “É um reconhecimento de que o que vem sendo ensinado tem sido absorvido e aplicado”. Isto tanto nas atividades regulares quanto nas extracurriculares. Como Júlia comenta, o campus Florestal também oferece diversos projetos de pesquisa e de extensão na área, como o PinkBits e o ++meninasComp, que incentivam a participação feminina.

O professor Marcus ressalta que Programação é um conteúdo difícil dentro da Ciência da Computação, que exige atenção e raciocínio lógico, e a Olimpíada realmente é uma oportunidade para os estudantes superarem dificuldades. Por isto, considera que “independentemente de ser classificado ou não, o importante é participar”. Sua expectativa sobre a presença dos alunos na final da OBI 2019, inclusive, é que sirva de estímulo para que mais jovens se interessem em participar das próximas edições.

A Olimpíada Brasileira de Informática é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação e organizada pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Seu objetivo é despertar o interesse de estudantes entre o quarto ano do Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Superior pela Ciência da Computação.

Além do professor Marcus, a OBI 2019 conta com o professor André Gustavo dos Santos, do Departamento de Informática, na coordenação no campus Viçosa. Mais informações podem ser obtidas em olimpiada.ic.unicamp.br.

Comunicação Institucional - campus UFV-Florestal

Estudantes da UFV-Florestal nas primeiras fases da OBI 2019