Todos os campi

UFV se mantém entre as melhores do mundo em ranking britânico

12/09/2019

Novamente, a UFV ocupa a lista das melhores universidades da revista britânica Times Higher Education (THE), que promove uma das mais importantes avaliações do ensino superior do mundo. Outras 45 instituições nacionais estão no ranking, contribuindo para o salto do Brasil de nono para o sétimo com maior número de universidades na lista, na frente de países como Chile, Itália e Espanha. Os dados do levantamento, divulgado na quarta-feira (11), inclui 1.396 universidades de 92 países e regiões.

Em comparação com o último ranking, a UFV aumentou a sua pontuação em todos os cinco indicadores de desempenho: ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. Quanto à classificação geral, após a 200ª colocação, as universidades são divididas por faixas entre as posições, sem ordenamento classificatório dentro de cada faixa. Nessa divisão, a UFV manteve o resultado da última edição, na posição 1001+, mesma colocação de outras 33 instituições de ensino superior brasileiras.

A liderança do ranking ficou com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, que já ocupava a primeira posição no ano passado. Já no Brasil, a mais bem classificada foi a Universidade de São Paulo (USP), na posição 251-300.

Vale lembrar que a coleta de dados para a elaboração da lista global aconteceu em março de 2019, não considerando, portanto, os problemas orçamentários atualmente vivenciados pelas universidades federais.