Associação dos Ex-Alunos inaugura Memorial

05/09/2019

A vice-reitora, o reitor, a presidente e o vice-presidente da AEA descerraram a placa de inauguração

Desde os primeiros anos de sua criação, a Associação dos Ex-Alunos (AEA) da UFV mantém um rico acervo de documentos textuais e iconográficos, que revela registros importantes e curiosos não apenas de sua história, mas também da Universidade. E foi com os objetivos de preservar e divulgar esse acervo que a AEA inaugurou, no dia 29 de agosto, o Memorial do Ex-Aluno. A inauguração integrou as atividades comemorativas do 93º aniversário da UFV.

A instalação do Memorial Físico foi coordenada pela presidente da AEA, professora Ângela Cristina Oliveira Stringheta, juntamente com os demais integrantes da diretoria da Associação. Ele envolve o levantamento e a organização dos documentos reunidos em 84 anos de história da AEA, com a catalogação e digitalização das publicações comemorativas da Associação; álbuns de biografias de formandos; atas de reuniões; correspondências; comunicados e ofícios; convites, publicações artísticas e culturais, além de recortes de jornais e fotografias. Também integra o Memorial o projeto de Resgate das Árvores de Formatura, com identificação botânica e das datas de plantio e da formatura de cada turma. Segundo a professora Ângela, ao longo dos anos, o plantio das árvores gerou um patrimônio histórico e cultural na UFV, fato único entre as universidades brasileiras.

A presidente da AEA explica que o Memorial permite organizar o que é específico do ex-aluno, com possibilidade de exposição e acesso fácil. Em sua opinião, ele dará maior visibilidade para o ex-aluno e toda a comunidade acadêmica, motivando maior interação e participação nas atividades da Associação. Vale destacar que, nos últimos dois anos, todo o acervo documental tem sido reorganizado, catalogado e higienizado com o apoio do Arquivo Central e Histórico da UFV. Os documentos mais relevantes foram digitalizados para consulta na plataforma Atom.ufv.br

Além da presidente e dos membros da diretoria da AEA, participaram da inauguração do Memorial - localizado na casa 49 da Vila Giannetti – o reitor Demetrius David da Silva, a vice-reitora Rejane Nascentes e os ex-presidentes da Associação Gilson Faria Potsch Magalhães e Antônio Carlos Ribeiro. Dentre outros convidados, também estavam pró-reitores e diretores dos centros de ciências.

Anualmente, a AEA promove a Reunião do Ex-Aluno, quando são comemorados os quinquênios de formatura. Essas atividades garantem um laço contínuo entre o ex-aluno e a UFV.