Divisão de Saúde realiza palestra sobre dependência química em escola municipal

26/08/2019

A Divisão de Saúde da UFV (DSA) promoveu uma palestra sobre dependência química na Escola Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes, na última sexta-feira (23). O evento, realizado em parceria com Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Bom Jesus e o Projeto Viver é uma arte, contou com a participação da enfermeira responsável técnica da DSA, Shirley Aparecida da Silveira Rodrigues, e os estagiários de enfermagem Jéssica Vieira e João Andrade, da DSA, e Sarah Zinato e Tainá Almeida, do PSF.

Cerca de 100 pessoas estiveram na atividade que reuniu estudantes, professores e funcionários da escola para conversar sobre dependência química e o contexto em que os adolescentes estão inseridos. Os palestrantes falaram sobre os dados epidemiológicos relacionados ao uso de álcool e outras drogas e os principais sintomas e efeitos ocasionados pelo uso abusivo de substâncias psicoativas.

A necessidade de fortalecer parcerias e vínculos entre as instituições sociais, como escolas, ONGs, igrejas, projeto de extensão universitária, serviços de saúde e os PSFs, foi exposta durante a discussão. Para a enfermeira Shirley Silveira, a ação foi "bastante proveitosa devido à importância do tema e a adesão do público envolvido". Ela salientou ainda que a DSA está de “portas abertas para novas parcerias, visando a prevenção e a promoção da saúde”.

Fonte: Shirley Silveira