Laboratório de Desenvolvimento Humano da UFV celebra 40 anos

21/08/2019

Os sonhos não morrem! Essa foi uma das frases citadas na celebração dos 40 anos do Laboratório de Desenvolvimento Humano da UFV (LDH), ocorrida no sábado (17), no auditório da Biblioteca Central (BBT), e deu tom ao clima de nostalgia e celebração da cerimônia. O evento ganhou cor e forma logo no hall de entrada, onde foi montada uma apresentação com fotos, objetos e trabalhos dos estudantes que passaram pelo LDH nestas quatro décadas.

Entre uma pintura e outra de tinta guache, estavam alunos, familiares, professores, políticos e demais convidados que tinham alguma ligação ou algum caso a contar sobre o Laboratório. A coordenadora geral do LDH, Maria de Lourdes Mattos Barreto, abriu o evento ressaltando a importância de Myriam de Oliveira Fernandes, responsável pela criação da área de Família e Desenvolvimento Humano dentro da Economia Doméstica, que posteriormente virou LDH, e da sua luta para vencer as dificuldades que foram surgindo durante os anos. Citando a importância de ter sonhos e utopias, destacou que Myriam vislumbrava o futuro ao se dedicar a uma área que era tida como “muito diferente dentro da UFV”.

Na mesa de abertura estiveram presentes também: a reitora em exercício, Rejane Nascentes; o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer; a chefe da Divisão de Assuntos Culturais e representante do pró-reitor de Extensão e Cultura, Aline SIlva Sant’anna; a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Odemir Vieira Baêta; e a chefe do Departamento de Economia Doméstica (DED), Márcia Barroso Fontes.

A Câmara Municipal de Viçosa, representada pelo vereador Idelmino Ronivon da Silva, entregou uma placa à coordenadora Maria de Lourdes, em homenagem ao trabalho realizado pelo LDH em Viçosa. Ainda no palco, ela entregou placas de homenagens a outras personalidades que contribuíram para a história dos 40 anos do laboratório, e a chefe do DED homenageou as ex-coordenadoras e ex-professoras.

Em um segundo momento, foi realizada a mesa intitulada Encontros, vivências e memórias, com a participação das professoras Maria de Lourdes Mattos Barreto, Maria José de Oliveira Fontes, Maria Lígia Rodrigues Santos, Aurora Ribeiro Goicochea e do ex-aluno André Miyagaki.

Na mesa, foram relembradas histórias desses 40 anos do LDH, dando ênfase ao pioneirismo e ao trabalho de Myriam de Oliveira Fernandes, que buscou incansavelmente fortalecer o Laboratório em seus primórdios, e que, se estivesse viva, veria a Unidade completar quatro décadas de história, atendendo a mais de 180 alunos. André, hoje graduado em Ciências da Computação, lembrou com saudosismo da época em que era estudante do LDH e disse que lá podia sonhar livremente e estimular sua criatividade.

Para encerrar a cerimônia, foi apresentado o hino do LDH que, em um dos versos, marca o sentimento dos profissionais que se dedicam ao Laboratório e a importância da Unidade para UFV e para Viçosa: “No coração da UFV tem um lugar especial onde posso aprender o que é essencial”.

Vale lembrar que a programação em comemoração aos 40 anos do LDH terminará neste sábado (24), com o show Encantamentos, no gramado das Quatro Pilastras. Detalhes da apresentação podem ser conferidos no arquivo anexo.

Vinicius Zagoto, estagiário