Estudantes de ensino médio participaram da Mostra Universitária 2019 no campus Viçosa

09/08/2019

Estudantes puderam ter contato com ambiente universitário

Nesta sexta-feira (9), estudantes do ensino médio de escolas de Viçosa e região visitaram o campus UFV-Viçosa para terem um dia de amostragem dos cursos de graduação e projetos extracurriculares da instituição. Promovida pela organização Em Rede Viçosa, a Mostra Universitária 2019 contou com a participação de mais de 100 voluntários e cerca de 30 projetos envolvidos.

Aproximadamente 457 estudantes participaram das atividades, conforme aponta Guilherme Rosemberg, estudante de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e membro organização da iniciativa. Ele espera que a oportunidade traga uma noção maior do que os estudantes esperam para o futuro.

Pela manhã, o início do evento aconteceu no auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e contou com uma mesa de abertura com representantes da instituição que desejaram boas-vindas aos jovens. O reitor Demetrius David da Silva, a vice-reitora Rejane Nascentes, o representante do pró-reitor de Ensino, Sukarno Olavo Ferreira, a representante do Centro de Ciências Agrárias, Catariny Cabral Aleman, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo, o representante do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Mauro de Oliveira Prates e o representante da comissão organizadora da mostra, o estudante de Engenharia Química Caio Geaquinto Machado, compuseram a mesa inicial.

Agradecendo primeiramente a presença de todos e dos envolvidos na elaboração, Caio disse que o objetivo da iniciativa é proporcionar aos visitantes conhecimentos sobre os cursos e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ele acredita que educação deve ser de livre acesso para todos e o propósito da mostra é justamente este. Posteriormente, o professor João Marcos de Araújo, que falou em nome dos demais representantes de centros, destacou a importância do evento como forma de esclarecer dúvidas. “Esse espaço é uma forma dos estudantes explorarem, questionarem e perguntarem sobre a UFV e suas atividades”, completou.

O professor Demetrius David da Silva salientou que este momento ímpar para os estudantes é uma forma deles vivenciarem a vida universitária por um tempo e se sentirem acolhidos. “Neste dia, a UFV se abre para todos e espera ajudá-los. O pulsar da universidade provém de vocês”, destacou o reitor que aproveitou o momento para aconselhar os estudantes a escolherem um curso pelo amor a profissão que eles desejam. Ao encerrar sua fala, Demetrius aproveitou para destacar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na universidade e disse ao público que “a UFV é nossa e de todos nós”.

Ao final da mesa, a dupla Agridoce do Coral Voix-Là, projeto de extensão do Departamento de Letras, realizou uma apresentação musical de boas-vindas aos visitantes. Em seguida, representantes do Em Rede apresentaram ao público informações sobre a UFV, os centros de ciências e seus respectivos cursos, direitos universitários e oportunidades extracurriculares. Além de abrir o espaço para esclarecimento de dúvidas.

A estudante do Colégio Municipal Rio Branco, em Visconde do Rio Branco (MG), Yasmin Oliveira está contente em participar da mostra. Ela deseja cursar Medicina e espera que o evento possa confirmar suas expectativas e que aumente sua vontade. A professora de Português da mesma escola, Fernanda Campos, e ex-aluna do curso de Letras da UFV, destaca a felicidade em participar junto a seus estudantes. “Estou feliz em estar com os alunos do terceiro ano do ensino médio e poder mostrar a eles um pouco do mundo que é a UFV, para que tenham mais vontade de estar aqui ano que vem”.

Esta é a segunda edição da Mostra Universitária e teve apoio do Curso de Extensão em Língua Inglesa (Celin), Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e UFV. A preparação se desenvolveu ao longo dos meses com o trabalho voluntário dos graduandos do Em Rede e se concretizou, no Espaço Multiuso, com uma feira de apresentação de projetos e, pelo campus, com palestras de apresentação dos cursos.

As fotos do evento estão disponíveis neste link

Maurício Vieira, estagiário