Campus Rio Paranaiba

Projeto oferece capacitação para estudantes de nutrição e agentes comunitários de saúde em Rio Paranaíba

25/07/2019

Projeto SUStentar: promovendo a troca de saberes para fortalecer o cuidado em saúde está oferecendo um curso de capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Paranaíba. O curso contará com uma carga horária total de 400 horas, das quais 200 horas serão presenciais, tendo sido realizado o primeiro encontro entre os dias 9 e 11 de julho. Vale destacar que é justamente a participação dos estudantes do curso de Nutrição nesta capacitação que viabiliza a troca de saberes e, consequentemente, o aprendizado mútuo entre os participantes.

Desenvolvido pelo Núcleo de Educação Popular e Saúde (Neps), o projeto com a participação de dez estudantes e quatro professores do curso de Nutrição e tem o objetivo de ampliar os conhecimentos, promover a valorização e potencializar o desempenho dos grupos atendidos para qualificar o cuidado em saúde oferecido à comunidade de Rio Paranaíba.

O surgimento do SUStentar partiu de uma demanda de outro projeto realizado no campus, Oh de casa! – A visita domiciliar como estratégia prática e social de formação dos discentes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba, no qual foi verificado pelos estudantes, ao acompanhar as visitas domiciliares realizadas pelos ACS, a necessidade de uma capacitação para qualificação do trabalho dos agentes, bem como sua autonomia e empoderamento.

Outras informações sobre o projeto podem ser conferidas na entrevista concedida à Rádio Paranaíba Máximus pela professora e coordenadora da iniciativa, Karine Oliveira Gomes.

Fonte: Kerly Oliveira