Institucional

Campus Florestal

Clínicas Tecnológicas e Casos de Sucesso aproximam e inspiram participantes da Semana do Produtor Rural

24/07/2019

Estudantes recebem produtores rurais nas Clínicas Tecnológicas

A maioria das atividades da 50ª Semana do Produtor Rural é organizada em torno de assuntos de interesse geral, mas seus visitantes também têm oportunidades de esclarecer dúvidas específicas sobre o campo, além de conhecer participantes com questões semelhantes e que iniciaram seus próprios negócios depois de se capacitarem. Neste contexto, as Clínicas Tecnológicas e os Casos de Sucesso são exemplos de ações que aproximam e inspiram o público do evento.

Por meio das Clínicas Tecnológicas, os estudantes da UFV-Florestal que integram as empresas juniores e os núcleos de estudo da instituição oferecem consultorias gratuitas para os produtores rurais. Ao mesmo tempo, apresentam os serviços que tais empresas prestam e estabelecem contatos profissionais com os visitantes, como contou a vice-presidente da empresa júnior do curso de Agronomia, a Agrocaf, Elysabeth Barcellos Silva (segunda, da esq. para a dir. na foto acima).

De um lado, os participantes trocam conhecimentos e têm suas demandas atendidas, e, de outro, os graduandos experienciam o mercado de trabalho. Elysabeth está participando das Clínicas Tecnológicas pela terceira vez e afirmou que elas possibilitam conhecer a realidade do campo e aprender a se comunicar com o público com o qual trabalhará no futuro: “é uma oportunidade ótima para conseguir novos contatos”.

De acordo com Elysabeth, além da Agrocaf, as Clínicas Tecnológicas da 50ª Semana do Produtor Rural também contam com a empresa júnior do curso de Engenharia de Alimentos, a Engaj e com os núcleos de estudo em Ciências Agrárias e em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, além do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Bioenergia.

Vale destacar que a programação da iniciativa também inclui minicursos e os interessados ainda podem participar, até esta quinta-feira (25). As informações estão disponíveis no site www.spr.caf.ufv.br.

Casos de Sucesso

A novidade desta quarta-feira (24) foi o espaço dos Casos de Sucesso, que recebeu três produtores rurais que iniciaram seus próprios negócios depois de se capacitarem. Entre eles esteve a proprietária do Ateliê di Buffala, Larissa Moreira. Ela, que é técnica em Agropecuária, administradora e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos, viu sua vida mudar com a chegada da primeira filha. A partir disto, aproveitou os conhecimentos e as experiências que tinha na área do agronegócio e iniciou uma criação de búfalas com o objetivo produzir derivados com o leite do animal.

Primeiro, Larissa preparou seu sítio para receber as búfalas: formou pastagens, fez cercas e silagens, entre outras ações. No início de 2019, colocou o negócio para funcionar. “Para que o Ateliê fosse criado, os cursos que fiz na UFV-Florestal foram muito importantes”, afirmou, lembrando que também mantém parcerias com a instituição para o desenvolvimento de produtos.

Atualmente, a empresária produz muçarelas, iogurtes e queijos aerados. Tudo natural, sem adição de corantes e conservantes. Os derivados são vendidos em Florestal, Belo Horizonte, Luz e Pará de Minas (MG) e Larissa já pensa em aumentar a produção, mantendo, claro, a qualidade. Para ela, “com empenho e um bom planejamento, os sonhos podem ser realizados”. Para aqueles que se sentiram inspirados pela sua história, destacou: “a gente começa pequeno, sonhando grande”.

Nas fotos abaixo estão registros da empresária no espaço dos Casos de Sucesso, à esq., e recebendo integrantes do Ensino Médio Técnico da Universidade na sua propriedade, à dir.

Comunicação Institucional do campus UFV-Florestal

.