Institucional

Campus Viçosa

UFV e Saae fortalecem parceria para enfrentamento da crise hídrica

19/07/2019

Reunião aconteceu na última sexta-feira

Representantes da UFV e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (19), na Pró-Reitoria de Administração (PAD), para discutir ações conjuntas que auxiliem no enfrentamento dos efeitos da grave crise hídrica que afeta o município. Esta foi a primeira de uma série de reuniões previstas entre a PAD e o Saae com o objetivo de fortalecer a parceria entre os órgãos para soluções a curto e médio prazos.

O fortalecimento dessa parceria já sinaliza a realização de campanhas de conscientização sobre o uso consciente da água, assinadas pela UFV e pelo Saae, e também a identificação de projetos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade com expertise, por exemplo, em construção de barragens. A parceria prevê ainda a finalização do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bartolomeu, cujo decreto de criação foi assinado pelo prefeito Ângelo Chequer em 2017. O plano de manejo irá estabelecer normas para o uso da bacia e deverá valorizar os produtores rurais que protegerem as nascentes do ribeirão São Bartolomeu.

Na reunião desta sexta, o acordo firmado foi para unir esforços, o que passa não somente pela troca de conhecimento, mas também pela busca de recursos de financiamento de projetos e parcerias em cessão de maquinários e equipamentos. A intenção é se programar para enfrentar o pior cenário previsto para este ano, com chuvas somente em novembro, mas também se prevenir para o futuro.

Diferentemente de outros municípios, Viçosa não dispõe de recursos hídricos em abundância. Por isso, é necessário constante estado de atenção em relação à quantidade de água disponível nos mananciais para abastecimento. Na bacia do São Bartolomeu, as vazões chegam a 10 litros por segundo nos períodos de estiagem enquanto a demanda, nesta época, é de, no mínimo, 85 litros por segundo, que atendem a UFV e o Saae.

Além de engenheiros e técnicos, participaram da reunião o pró-reitor de Administração da UFV, Taciano Oliveira da Silva, e o diretor-presidente do Saae, Luciano Piovesan.

 

Divulgação Institucional