Extensão

Campus Viçosa

90ª edição da Semana do Fazendeiro possibilita conversas com especialistas

19/07/2019

A programação da 90ª Semana do Fazendeiro contou com um espaço destinado a Conversas com Especialistas, tendo o objetivo de oferecer serviço de orientação coletiva sobre determinada área, por meio de mesas-redondas, interações do grupo, simulações, experimentações, entre outras técnicas. As conversas aconteceram durante quatro dias do evento, de segunda a sexta-feira, no Centro de Ensino de Extensão (CEE), por duas horas, em grupos com oito a 20 participantes.

Francisca de Araújo, participante da Semana do Fazendeiro pela sexta vez, afirmou que a iniciativa é um complemento do que foi aprendido nos cursos. Ela participou da conversa sobre Controle de pragas em produtos armazenados, assunto “muito importante”, já que que trabalha com produção de alimentos em uma Associação de Pequenos Produtores Rurais em Louisiana (GO).

O paisagista Erickson Aranda veio de Belo Horizonte para a Semana do Fazendeiro pela primeira vez. Seus objetivos enquanto paisagista e colecionador de orquídeas eram aprender um pouco mais sobre o cultivo dessa flor e “trocar experiências”. Para isso, participou da conversa sobre Jardinagem Ecológica em busca de conhecer mais sobre práticas orgânicas que substituíssem o uso sistêmico de fungicidas. Quem também veio pela primeira vez atrás de conhecimento no evento foi a estudante de Agronomia Letícia Sant’ana, de Volta Redonda (RJ). Ela participou da conversa sobre Pragas de grãos armazenados e disse que as capacitações durante a 90ª Semana do Fazendeiro estavam “muito interessantes”.

As conversas abordaram os seguintes temas: administração, análise de custos e desenvolvimento rural; adubação; ambiência rural e climatologia; bovinocultura; cafeicultura; conservação do solo e da água; controle de pragas; criação de abelhas; cultura do palmito; fabricação de ração; fruticultura; geração e utilização de energia; jardinagem, cultivo de flores e plantas ornamentais; legislação florestal; licenciamento e serviços ambientais; e ovinocaprinocultura.

Maria Cecília Couto

Divulgação Institucional