Institucional

Campus Viçosa

IPC-Viçosa registra primeira deflação do ano

18/07/2019

.

O Departamento de Economia (DEE/UFV) divulgou o boletim do mês de junho sobre os índices de preços ao consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa), com o registro da primeira deflação no município em 2019, que apresentou uma variação negativa de 0,53% em junho. Também foi apresentado o custo da cesta básica na cidade, que manteve a mesma tendência de queda, com redução de 0,56%.

Dos sete grupos que compõem o IPC-Viçosa, cinco tiveram reduções médias nos preços dos produtos e apenas dois, Educação e Despesas Pessoais e Saúde e Cuidados Pessoais, registraram inflação de 0,50% e 1,35%, respectivamente.

Tendo como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos, o IPC-Viçosa acompanha a evolução dos preços de bens e serviços pagos pelos consumidores da cidade, desde 1985. A iniciativa, coordenada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela coordenadora técnica Vânia Eugênia da Silva e apoiada pela Fundação Arthur Bernardes e Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr), levanta os preços de 421 produtos em 246 estabelecimentos comerciais viçosenses.

O boletim está disponível no arquivo anexo. Os interessados nos boletins anteriores e nas séries históricas do IPC-Viçosa devem acessar o site do DEE.

Fonte: Equipe IPC-Viçosa

Divulgação Institucional