Semana da Juventude Rural busca melhor sucessão familiar no campo

17/07/2019

A esperança em manter uma sucessão familiar de qualidade estava representada não só na cor verde das camisas dos participantes da 11ª Semana da Juventude Rural, como também nas falas dos integrantes da mesa de abertura do evento. A cerimônia, que aconteceu no auditório do Departamento de Economia Rural, reuniu quase 200 jovens do polo da Zona da Mata, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), que abarca municípios das regionais de Viçosa, Manhuaçu, Juiz de Fora, Cataguases, Muriaé e Ponte Nova.

Letísia Nunes de Matos, de Rosário da Limeira, veio prestigiar o evento pela terceira vez por “gostar muito dos cursos oferecidos e para alcançar mais conhecimentos”. Seu interesse maior é pela capacitação relacionada à Arquitetura e Urbanismo, área em que ainda sonha em se graduar na UFV. Quem também está completando três edições é Guilherme Rian André, de Simonésia, que busca mais informações na área tecnológica para aplicar na propriedade de sua família.

Se alguns gostam tanto que se tornam veteranos do evento, outros estão na expectativa por participar pela primeira vez. Esses são os casos de Jânisson da Silva, de Guidoval, e Gabriela Martins, de Acaiaca, ambos integram pequenas propriedades rurais e veem nas capacitações oferecidas oportunidades para contribuírem com as comunidades carentes de informações, onde estão localizados. Enquanto Jânisson, que já é formado em Pedagogia pela UFV, quer obter mais aprendizado sobre assuntos relacionados à fruticultura, Gabriela tem interesse nas áreas de equitação e gado leiteiro, e ainda pretende ingressar no curso de Zootecnia da Universidade.

De acordo com a coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater-MG, Margareth Guimarães, o evento busca motivar os jovens a contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, estimular a sua participação no empreendedorismo rural e garantir uma melhor sucessão familiar. Para isso, são oferecidas palestras e diversificadas capacitações, como, por exemplo, geoprocessamento, mapeamento rural através de softwares para smartphone, produção de álcool combustível nas fazendas, construção de estufas e primeiros socorros aplicados ao meio rural, dentre outros.

Representando a UFV, a assessora especial da Pró-reitoria de Extensão em Cultura, Polyana Pizzi Rotta, agradeceu à Emater e à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) pela parceria no oferecimento de mais uma edição da Semana da Juventude Rural. Ela destacou a importância dos participantes aproveitarem as oportunidades de capacitação com professores e pós-graduandos da Universidade, e lembrou que a ideia do evento é também que esses “jovens se apaixonem pela UFV” e busquem estudar futuramente na instituição.

Os jovens receberam ainda as boas-vindas do secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas (Seapa), Amarildo Kalil; da gerente regional da Emater-MG, Raphaela Pinheiro de Souza; do coordenador técnico regional da Emater-MG, Marcelo Libano; do diretor do polo Zona da Mata da Fetaemg, Wanderley Chilese; e do coordenador regional da juventude da Zona da Mata da Fetaemg, Willian Apoleano, que estiveram presentes na mesa de abertura da 11ª Semana da Juventude Rural.

A programação do evento acontecerá até sexta-feira (19) e, além das capacitações, será realizado um torneio de futebol masculino e feminino. As fotos da cerimônia de abertura podem ser conferidas neste link.

Sabrina Areias

Fotos: Daniel Sotto Maior