Extensão

Todos os campi

IMA promove o I Fórum Estadual Estratégias para Retirada da Vacinação Contra a Febre Aftosa durante a Semana do Fazendeiro

17/07/2019

.

Viçosa foi a primeira cidade a sediar o “Fórum Estadual Estratégias para Retirada da Vacinação Contra a Febre Aftosa". O evento aconteceu na manhã de terça-feira (16), durante a programação da Semana do Fazendeiro. Ele reuniu autoridades, técnicos, produtores rurais, sindicalistas, comerciantes  e empresários da cadeia produtiva do agronegócio para debater os próximos passos que tornarão Minas Gerais  área livre de febre aftosa, sem vacinação.

O evento foi presidido pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, e pela reitora da UFV em exercício, Rejane Nascentes. Também participaram da mesa diretora o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto; a presidente da Epamig e ex-reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares; o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Thales Fernandes; o deputado estadual e presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Coronel Henrique; o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais (Mapa), Marcílio de Sousa Magalhães; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif; o diretor-técnico do Sebrae-MG, João Cruz Reis Filho; o vice-prefeito de Viçosa, Arnaldo Andrade, e o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Viçosa, Marcos Roberto Fialho.

O diretor-geral do IMA explicou que Minas Gerais não registra casos de febre aftosa desde 1996 e já tem status de área livre da doença, com vacinação. O objetivo dos fóruns, que serão realizados em mais quatro regiões do estado, é estabelecer estratégias para que a vacinação seja suspensa a partir de 2021. “Quando alcançarmos o status de área livre de febre aftosa sem vacinação quem mais ganhará será o produtor rural que não irá mais gastar com a vacinação duas vezes ao ano”. Ainda para Thales Fernandes, o agronegócio mineiro só tem a ganhar com a abertura de novos mercados como China e Estados Unidos. ”Maior confiança internacional na defesa agropecuária de nosso estado significa novos parceiros, movimentando toda a cadeia produtiva, com maior valor agregado aos produtos mineiros e mais renda ao produtor”, afirmou ele.

Por sua vez, o presidente da Faemg, Roberto Simões, explicou ao público que o governo de Minas criou um Fundo de Sanidade Animal que prevê a existência de um seguro para os produtores, caso haja ocorrência da doença após a retirada da vacinação. Ele ressaltou que a vigilância no manejo dos animais e a proximidade com os órgãos fiscalizadores devem ser compromissos de todos na busca por um estado sanitariamente limpo.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento  lembrou que Minas Gerais possui o segundo maior rebanho de bovinos do país, com cerca de 22 milhões de animais e ocupa o quarto lugar no ranking nacional das exportações. O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, mas pode melhorar a rentabilidade do setor se alcançar o status de área livre de febre aftosa, sem vacinação. ”Nós precisamos do envolvimento de todos neste objetivo, mas a responsabilidade é ainda maior para os produtores”. Ana Maria Valentini também disse aos produtores que a abertura do mercado europeu para a carne brasileira envolve ainda compromissos ambientais como a preservação de Áreas de Proteção Permanentes (APPs), uma vez que este é um mercado exigente, mas que remunera bem as importações.

Logo após a cerimônia oficial de abertura, o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do IMA, Natanael Lamas, fez uma palestra sobre as Ações do Plano Estratégico de Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa, explicando a importância do monitoramento constante da doença e das barreiras fitossanitárias que farão a proteção do rebanho.

Léa Medeiros

Foto: Carolina Fontes

Divulgação Institucional