Abertura da Semana do Fazendeiro celebra 90 anos de extensão rural

16/07/2019

Mesa de abertura da 90ª Semana do Fazendeiro

O evento de extensão mais tradicional do país, a Semana do Fazendeiro, demonstrou a força da sua tradição ao completar 90 anos. A data foi celebrada na abertura oficial que aconteceu na noite desta segunda-feira (15), no auditório da Biblioteca Central. Com a temática Nove décadas de extensão universitária: história e horizontes, a cerimônia contou com a participação de representantes dos três campi da Universidade, de Viçosa e de instituições parceiras.

À frente da coordenação geral da 90ª Semana do Fazendeiro, o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, agradeceu a toda a comunidade pelo empenho na realização do evento, que é de toda a UFV, e implica em grandes desafios. Para ele, é fundamental a “responsabilidade ilimitada com as pessoas que vêm visitar a Universidade, e esse é o esforço que toda a administração da UFV tem em mente para fortalecer o que ela tem de maior, o seu capital social, que ultrapassa administrações e pressupõe compromisso, responsabilidade, reciprocidade e moderação”. O pró-reitor lembrou também que todos são recebidos de braços abertos para o evento, que representa “um momento de aprendizado e de festejar a diversidade e a cultura”.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Soares Valentini, destacou que com a realização da primeira Semana do Fazendeiro teve início a história da extensão rural e o desenvolvimento da agricultura no Brasil. Ela mencionou a parceria entre a Seapa e o evento, que pode ser verificada, nesta edição, com o oferecimento de 62 cursos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), 12 pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e cinco pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Como ex-aluna de Engenharia Florestal, Ana Valentini ainda falou da alegria em retornar à UFV após 35 anos de graduada e recordar o cuidado que os professores da Universidade têm com os seus alunos no processo de aprendizagem. Orgulhosa da vivência na instituição, disse não ter "nenhuma dúvida de que esta é a melhor universidade do país".

O reitor Demetrius David da Silva ressaltou que a Semana do Fazendeiro é um evento que oferece mais de 300 cursos em todas as áreas do conhecimento, além de diversas atrações “para receber a todos os participantes da melhor forma possível”. Ele falou também sobre o papel social da UFV enquanto uma universidade pública, que deve buscar transformar a realidade que a cerca. Ao mencionar que uma das principais razões do sucesso da UFV é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, Demetrius lembrou que muitas vezes a Universidade “desenvolve ciência de ponta, mas não consegue fazer com que essa ciência se transforme em produtos e processos que possam interferir na realidade da vida das pessoas”, e a Semana do Fazendeiro cumpre esse papel ao “contribuir significativamente para a difusão do conhecimento e a popularização da ciência e da tecnologia no país”.

A partir da temática do evento, o também ex-aluno e presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, ministrou uma palestra em que apresentou dados sobre o agronegócio mineiro, dentre eles o número de 600 mil propriedades rurais em 2018, sendo a maior parte médias e pequenas; a variabilidade da produção, tendo como principais produtos de exportação o café, complexo soja e carne; e os diversos desafios a serem enfrentados, como a sustentabilidade, a infraestrutura, a transformação digital e a inovação. De acordo com ele, o estado é uma potência agropecuária, mas para alcançar um maior desenvolvimento é necessário a junção entre iniciativa privada, governo e universidade. “Os produtores rurais precisam chegar mais perto da academia e a academia tem que chegar mais perto do produtor com pesquisas que sejam úteis para resolver problemas", e essa aproximação a UFV tem buscado pioneiramente com a Semana do Fazendeiro, destacou.

A mesa de abertura contou ainda com a participação da vice-reitora Rejane Nascentes; do prefeito Municipal de Viçosa, Ângelo Chequer; do vice-presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereador Sávio José; da ex-reitora e diretora executiva da Epamig, Nilda Soares; do ex-pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade; do diretor-presidente da Emater, Gustavo Laterza; do presidente da Comissão de Agropecuária e Indústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Coronel Henrique; do diretor-geral do IMA, Thales Pereira Fernandes; e do gerente executivo da Captação de Leito do Laticínios Porto Alegre, Jefferson Brison Brasil.

As fotos da cerimônia estão disponíveis neste link. Vale lembrar que a 90ª Semana do Fazendeiro acontecerá até sexta-feira (19), com diversas atividades, no campus Viçosa. Todas as informações sobre sua programação podem ser acompanhadas pelo site do evento e pelo facebook da UFV.

Sabrina Areias

Fotos: Daniel Sotto Maior