Campus Florestal

Condetuf discute orçamento da Cedaf e das demais escolas técnicas vinculadas para 2020

15/07/2019

Condetuf reuniu dirigentes de escolas técnicas em Brasília

O diretor-geral do campus UFV-Florestal, Marco Antônio de Oliveira, participou da terceira reunião ordinária do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf) realizada em 2019, entre 2 e 4 de julho, em Brasília (DF). Representando a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), ele participou da finalização da planilha orçamentária de 2020, que informa os valores percentuais que deverão ser aplicados nas escola no próximo ano. Na ocasião, o documento, que considera o montante destinado às 23 unidades vinculadas às universidades federais do país, foi entregue ao Ministério da Educação (MEC).

Em 2019, foram destinados, pela Lei Orçamentária Anual, mais de R$ 59,9 milhões para o funcionamento das instituições federais de educação profissional e tecnológica, além de R$ 16,5 milhões direcionados para a assistência estudantil. Para 2020, o Condetuf solicitou uma adequação de acordo com o previsto para o teto dos gastos públicos, ou seja, o mesmo orçamento do ano anterior corrigido pela inflação.

Segundo o presidente do Conselho, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Zilmar Rodrigues de Souza, o pleito se deve à necessária continuidade das atividades acadêmicas dentro do padrão de excelência e produtividade peculiar às escolas que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O primeiro vice-presidente do Condetuf, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Douglas Queiroz Santos, acrescentou que também é preciso avançar junto à política do MEC para melhorar a infraestrutura física, o aspecto didático-pedagógico e o número de matrículas nos cursos técnicos de Nível Médio, em consonância com o Plano Nacional de Educação.

A planilha orçamentária é estabelecida de acordo com parâmetros de ensino, infraestrutura e recursos humanos, além de considerar as áreas construídas, de produções agrícolas e agropecuárias e as áreas não construídas do conjunto de escolas técnicas vinculadas às universidades federais, que é constituído por 23 unidades de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) pertencentes a 15 universidades federais. Juntas, essas escolas contam com mais de 23 mil estudantes em 272 cursos: 145 na região Nordeste, 25 no Norte, 56 no Sudeste e 46 no Sul.

Na fotografia abaixo, um registro do presidente e dos vices-presidentes do Condetuf com o diretor substituto de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Weber Tavares da Silva Júnior (segundo, da dir. para a esq.).

Fonte: Diretoria-Geral

Comunicação Institucional do campus UFV-Florestal