Campus Viçosa

Universidade inicia campanha UFVerde

15/07/2019

.

A nova gestão da UFV - empossada no final de maio - começa a dar os primeiros passos para inserir, em definitivo, a cultura da sustentabilidade na instituição. Durante a 90a Semana do Fazendeiro terão início as primeiras ações da campanha UFVerde, idealizada pela Pró-Reitoria de Administração (PAD), em parceria com a Diretoria de Comunicação Institucional (DCI). O objetivo é incentivar a comunidade acadêmica e os visitantes do campus Viçosa a participar de iniciativas que estimulem, dentre outros aspectos, o uso consciente de água e energia elétrica, bem como o descarte correto de resíduos.

As primeiras ações terão o consumo de água como foco, em função da realidade de escassez hídrica permanente de Viçosa, principalmente na bacia do ribeirão São Bartolomeu. Para  evitar medidas mais drásticas, como o racionamento de 2015 e, o comprometimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em um futuro próximo, a administração da Universidade está se antecipando e convocando a comunidade para atitudes mais sustentáveis e conjuntas.

Na manhã de quinta-feira (11), o pró-reitor de Administração da UFV, Taciano Oliveira da Silva, presidiu uma reunião com os diretores de centros e representantes de órgãos e setores do campus Viçosa. Ele não só expôs a grave situação atual do abastecimento de água, como também comentou sobre a intenção da PAD em manter a comunidade acadêmica permanentemente informada para que as boas práticas se consolidem como uma nova cultura institucional.

O engenheiro João Francisco de Paula Pimenta, chefe da Divisão de Água e Esgoto (DAG), apresentou dados sobre a escassez hídrica que há alguns anos afeta, de maneira crescente, o campus Viçosa e o próprio município, e comentou sobre ações que a Universidade já adotou para minimizar as consequências do problema. Segundo ele, a redução de consumo de água no campus, registrada até 2018, não é mais uma realidade. Por isso, a necessidade de a comunidade participar, repensando suas rotinas, reduzindo o consumo e informando sobre vazamentos de água pelo ramal 4000.

A administração da UFV tem reforçado e ampliado suas ações. Em agosto, por exemplo, a Estação de Tratamento de Águas (ETA-UFV) inaugurará uma unidade para reúso da água de lavagem dos filtros. Isso permitirá reutilizar pelo menos 100 mil litros de água a cada dois dias.

Fique atento à campanha UFVerde e ajude a construir uma universidade mais sustentável.