Extensão

Campus Viçosa

Semana do Fazendeiro começa no sábado e comemora 90 anos

10/07/2019

No próximo sábado (13), terão início as atividades da Semana do Fazendeiro, que, este ano, comemora nove décadas. O mais tradicional evento de extensão da UFV celebra 90 anos mantendo o compromisso inicial de levar à sociedade o conhecimento produzido pela Universidade Federal de Viçosa, quando ela ainda era Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav).

Do público restrito de fazendeiros do início da história, a Semana ampliou o seu alcance, chamando também para o campus Viçosa da UFV mulheres, jovens e empreendedores. O resultado é um evento mais amplo não só em estrutura, mas também em linhas de atuação, que procuram acompanhar as transformações socioeconômicas, políticas e ambientais ocorridas ao longo de quase um século no Brasil e no mundo.

Programação

Em 2019, a Semana do Fazendeiro tem como tema Nove décadas de extensão universitária: história e horizontes e espera receber 1.500 participantes. Até 19 de julho, será oferecida uma programação com 339 cursos técnicos, 35 conversas com especialistas e um dia de campo sobre poda de cafeeiro. Haverá ainda a 11a Troca de Saberes (13 a 16 de julho), a 10a Semana da Juventude Rural (16 a 19 de julho) e a 6a Semana da Mulher Rural (15 a 17 de julho) e da Cozinha Escola. Sem falar das feiras agrícola e de artesanato, da minifazenda, dos leilões de equídeos e bovinos (separados este ano) e do torneio leiteiro.

A exemplo das edições anteriores, a 90a Semana do Fazendeiro também inclui iniciativas inéditas em sua programação, como cursos de Agroecologia e Alimentação Vegana, Criação Responsável de Pássaros, Análise Sensorial de Cachaça, Degustação Comentada de Queijos, Principais lesões no cavalo de marcha e Citricultura de Mesa. Os participantes poderão integrar ainda o 1º Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

A 90a Semana do Fazendeiro colocará à disposição do público os museus e espaços de ciência do campus Viçosa, com um circuito que funcionará das 10h às 19h. Também poderá ser visitada a exposição comemorativa do evento, no hall da Biblioteca Central, e a de carros antigos, no gramado do Espaço de Convivência. Na programação cultural estão previstos ainda shows noturnos, sessões de cinema e degustação de comidas típicas de Minas na praça de alimentação do Espaço Multiuso.

Abertura dos eventos

A abertura oficial da 90a Semana do Fazendeiro está marcada para a segunda-feira (15), às 19h, no auditório da Biblioteca Central. Ali estarão representantes da UFV e de instituições parceiras que, ao longo dos últimos anos, têm ajudado a consolidar a proposta extensionista do evento e a fortalecer a diversidade de sua programação e público.

Antes da cerimônia oficial, haverá a abertura da 11a Troca de Saberes, na manhã de sábado (13), e da 6a Semana da Mulher Rural, na segunda-feira (15), às 9h, no Centro de Vivência. A abertura da 10a Semana da Juventude Rural está marcada para o dia 16, às 14h, no auditório da Economia Rural.

As informações sobre programação e inscrições para a 90a Semana do Fazendeiro estão no site http://www.semanadofazendeiro.ufv.br/ ou poderão ser conferidas na secretaria do evento, que funcionará todos os dias, no Centro de Vivência, das 8h às 18h.

 

Divulgação Institucional

 

 

 

 

 

.