Professora da UFV lança livro sobre educação de jovens e adultos

25/06/2019

A professora Rosa Cristina Porcaro, do Departamento de Educação (DPE), lançará o livro Os desafios da formação de educadores de jovens e adultos no Brasil, no próximo sábado (29), às 10h, na Livraria Nobel, situada na Rua Padre Serafim, nº 57. Depois do lançamento, a autora fará uma palestra sobre a temática, seguida de um debate com os convidados.

Segundo Rosa Porcaro, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido desenvolvida por professores sem uma formação específica, o que acarreta fragilidade na prática cotidiana desses profissionais, que desenvolvem o trabalho sem uma base consistente de conhecimentos na área. “A proposta do livro é discutir a formação desses educadores, identificando desafios que se interpõem na construção de sua profissionalidade”, conta. Foram aplicados questionários a 25 professores de EJA, um de cada estado do país, e, em seguida, entrevistados oito educadores, um de cada região do Brasil, selecionados entre os que responderam ao questionário. A autora investigou a configuração da profissionalidade docente no contexto educacional da EJA, a inserção profissional do educador de EJA, os desafios e possibilidades que permeiam o campo de atuação e de formação destes professores, o olhar destes profissionais em relação à sua profissão e o impacto das referências experienciais destes no seu processo de construção profissional.

Rosa Porcaro possui mestrado em Extensão Rural pela UFV (1993), especialização em Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), com foco em formação de educadores de jovens e adultos. Atualmente, é professora titular da UFV. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos. Anteriormente, já lançou outros materiais sobre o assunto, como o livro Caminhos e Descaminhos da Educação de Jovens e Adultos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rporcaro@ufv.br.

Fonte: Rosa Porcaro