Eventos

Campus Florestal

Inscrições para cursos da 50ª Semana do Produtor Rural terminam no próximo domingo

23/06/2019

.

Terminarão, no próximo domingo (30), as inscrições para os tradicionais cursos de capacitação da 50ª Semana do Produtor Rural do campus UFV-Florestal. Os interessados devem acessar o site www.spr.caf.ufv.br, que disponibiliza todas as informações sobre o evento que acontecerá entre 22 e 26 de julho e contará com uma programação especial para comemorar seus 50 anos.

Serão oferecidos 33 cursos em áreas do conhecimento diversificadas, como agropecuária, apicultura, aquicultura, avicultura, alimentícia, cosmética natural e floricultura. Eles terão entre 24 e 40 horas de duração e serão ministrados por professores e técnicos da UFV-Florestal e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o objetivo principal de contribuir com o desenvolvimento e a manutenção das famílias no campo e a produção familiar sustentável.

Entre os cursos, relacionados no site do evento, vale destacar o de fruticultura e o de embutidos e defumados, que são os mais procurados pelo público; e o de operação de drones, o de bebidas artesanais (cerveja, licor e hidromel) e o de cultivo de Bonsai avançado, que serão oferecidos pela primeira vez. Depois de alguns anos, o de preparo de bovinos para exposição também voltará a acontecer.

Programação especial de 50 anos
Entre as novidades estarão oficinas de curta duração realizadas em parceria com o Senar e um conjunto de palestras ministradas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Elas divulgarão desde técnicas de produção até dicas de planejamento e gestão empresarial para produtores rurais e outros interessados em iniciar ou aprimorar um negócio.

A 50ª Semana do Produtor Rural ainda contará com as consultorias coletivas das Clínicas Tecnológicas, que terão o objetivo específico de difundir tecnologias que atendam às necessidades dos produtores rurais participantes; trocas de conhecimentos e experiências agroecológicas por meio do Balaio de Saberes e atividades culturais e de lazer abertas ao público e gratuitas, como feira alimentícia e de artesanatos, encontro de cavaleiros e shows noturnos, com atrações como Saulo Laranjeira, orquestra dos Violeiros do Médio Paraopeba e a dupla Angelo e  Ângel, que participou do programa de televisão The Voice.

O campus UFV-Florestal está a 65 km de Belo Horizonte (MG) e é facilmente acessado pelo km 6 da rodovia LMG 818. A expectativa é que ele receba mais de três mil visitantes durante o evento.

Os detalhes estão sendo disponibilizados no site www.spr.caf.ufv.br. Dúvidas podem ser esclarecidas com a Diretoria de Extensão e Cultura, que realiza a Semana do Produtor Rural, pelo telefone (31) 3602-1182.

Comunicação Institucional do campus Florestal

.