Grupo de Pesquisa em Interação Atmosfera-Biosfera seleciona bolsistas

21/06/2019

O Grupo de Pesquisa em Interação Atmosfera-Biosfera, do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), oferece quatro bolsas de pesquisa para trabalhar com geoprocessamento de dados climáticos, imagens e produtos de sensoriamento remoto de diversos tipos. Os trabalhos, que serão orientados pelo professor Marcos Heil Costa, envolvem uso de sistema de informações geográficas e programação de computadores voltados ao geoprocessamento, sempre em ambiente Linux. Estão disponíveis três vagas com duração de 18 meses e uma vaga com duração de 12 meses.

Para preencher as vagas, os candidatos devem estar cursando graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica ou Ciência da Computação; ter disponibilidade semanal de 20 horas; possuir coeficiente de rendimento acima de 60; previsão de conclusão do curso após julho de 2020, no caso da vaga de 12 meses, ou janeiro de 2021, para a vaga de 18 meses; ter cursado alguma disciplina de linguagem de programação (INF100, INF101, INF110 ou INF112); dedicação e profissionalismo; capacidade de trabalhar em grupo; e ter interesse em aprender novas linguagens de programação. É desejável, mas não essencial, ter cursado ou estar cursando disciplinas de Meteorologia e Climatologia (ENG210, ENG211, ENG212, ENG213, ENG321 ou equivalente); inglês intermediário ou avançado; ter cursado ou estar cursando Cartografia Digital I (EAM433), Geoprocessamento (EAM450 ou SOL480), Sistema de Informação Geográfica (EAM451), Geoprocessamento Aplicado a Sistemas (ENG 290) ou Hidrogeologia (CIV434). Pelo menos um dos selecionados deverá ter cursado ENG321.

É oferecida uma bolsa CNPq ITI-A ou bolsa-estágio pela Funarbe, conforme a conveniência do grupo de pesquisa, no valor de R$ 400 mensais; treinamento para execução dos trabalhos em ambiente de processamento de alto desempenho (processamento paralelo e computação em nuvem); ambiente de trabalho profissional e desafiador; participação em publicações de alta relevância científica; excelentes condições de trabalho e real experiência em trabalhar com grandes volumes de dados (Big Data).

Os interessados devem enviar e-mail para atmosfera.biosfera@ufv.br até o dia 1º de julho, incluindo uma carta solicitando a inscrição, apresentando resumidamente as suas qualificações e seu interesse no trabalho, informando sua previsão de formatura, os horários disponíveis para entrevista entre 8 e 9 de julho, currículo vitae e histórico escolar de graduação.

Mais informações podem ser obtidas no site do Grupo de Pesquisa.

Fonte: Marcos Heil Costa