Cap-Coluni se destaca como melhor escola pública do país e Cedaf fica entre melhores de Minas

18/06/2019

O Colégio de Aplicação da UFV (CAp-Coluni) mais uma vez alcançou destaque, sendo considerado o melhor da rede pública do país, de acordo com as notas que seus estudantes conquistaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Os dados foram divulgados pelo MEC, no portal do Inep, e tabulados pelo jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (18).

Na análise da reportagem da Folha, que considerou a média dos estudantes nas provas objetivas do Enem, o Cap-Coluni alcançou ainda a 5ª colocação em todo o Brasil, dentre escolas públicas e particulares, com a média dos alunos de 708,05. Apenas nove escolas públicas ficaram entre as 100 mais bem classificadas.

Para o diretor do Cap-Coluni, Isnard Domingos Ferraz, o desempenho obtido pode ser atribuído a um conjunto de fatores, como corpo docente qualificado, estudantes que foram selecionados em um exame concorrido para ingressar no Colégio e uma dinâmica de trabalho diferenciada, com projetos e atividades pedagógicas interdisciplinares. Além disso, ela destaca a oportunidade que os estudantes têm de estar inseridos na UFV, o que possibilita a vivência da rotina acadêmica e utilização da estrutura da Universidade, como biblioteca, quadras e restaurante.

Vale lembrar que, como desde 2016 o MEC apenas disponibiliza os dados sem a apresentação dos resultados por escola, a Folha seguiu o critério que o Ministério utilizou nos anos anteriores, levando também em consideração somente a média de escolas com pelo menos 61 estudantes no 3º ano. A análise completa divulgada pela Folha de São Paulo pode ser conferida neste link.

Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário da UFV-Florestal
Ainda de acordo com a média dos estudantes nas provas objetivas, a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário do campus Florestal da UFV (Cedaf) é a sétima melhor de Minas Gerais, entre as escolas da rede federal que oferecem cursos técnicos e recebem entre 61 e 90 estudantes no terceiro ano do Ensino Médio.

Para o diretor de Ensino da UFV-Florestal, Eduardo França Castro, este resultado representa o esforço que toda a comunidade universitária do campus realiza para sempre melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão da Cedaf. De acordo com ele, entre os fatores que contribuem com o desempenho dos estudantes estão os envolvimentos com projetos e eventos acadêmicos, atividades extracurriculares, culturais e esportivas: “estamos no caminho certo, sabendo que precisamos melhorar e trabalhando para isto”. Segundo o professor Eduardo, uma das novidades do próximo ano será o oferecimento dos cursos técnicos de maneira integrada ao Ensino Médio e não concomitante a ele.

Assim como o diretor do Cap-Coluni, o diretor de Ensino da UFV-Florestal ressalta a importância dos estudantes da Cedaf vivenciarem a rotina da Universidade, junto com os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação, e usufruírem da infraestrutura do campus, como laboratórios e áreas experimentais, entre outros.