Todos os campi

Professor Renato Ruas assume diretoria-geral do campus Rio Paranaíba

17/06/2019

A cerimônia aconteceu no prédio de Laboratórios de Ensino

A UFV realizou mais uma cerimônia de posse nesta segunda-feira (17): a do novo diretor-geral do campus Rio Paranaíba, o professor do Instituto de Ciências Agrárias Renato Adriane Alves Ruas (à esq. na foto ao lado). Ele ocupou a função que, desde 2017, era da professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Rejane Nascentes, que, recentemente, assumiu a vice-reitoria da Universidade. A cerimônia contou com a participação do reitor Demetrius David da Silva e com a presença de representantes da nova administração da instituição, além de professores, técnicos, funcionários terceirizados, estudantes e integrantes da comunidade local.

Renato é formado pelo curso de Agronomia da UFV, onde também obteve as titulações de mestre e doutor em Engenharia Agrícola. No campus Rio Paranaíba, é professor desde 2009 e foi eleito pela comunidade universitária para atuar como diretor-geral até 2023.

Para o professor Renato, é uma honra assumir um compromisso como este com a Universidade, que agregou tantos significados na sua vida. Ele contou que seu planejamento inicial de cursar Agronomia transformou-se em mais de 10 anos de estudos na instituição, incluindo a pós-graduação. Foi na UFV que o diretor-geral também solidificou sua atuação como professor, o que, de acordo com ele, o faz se sentir realizado profissionalmente: “é por isto que eu venho trabalhar cheio de alegria e determinação. Cada dia que eu passo aqui, vivo o meu sonho”.

Renato destacou que sempre estará disponível e disposto para ouvir a comunidade do campus e contará com ela para reunir forças e enfrentar desafios, defendendo, preservando e aperfeiçoando a instituição. Sobre os desafios, ele ressaltou que encontrará muitos pela frente, mas que, enquanto diretor-geral, procurará manter uma visão otimista e o entendimento de que sempre é possível encontrar soluções. “Conclamo todos para trabalharmos juntos em prol do bem comum; para juntarmos nossas potencialidades, nossas criatividades e continuarmos construindo um campus cada vez melhor, que seja motivo de orgulho”, concluiu, agradecendo o apoio dos familiares, dos colegas da Universidade e da comunidade de Rio Paranaíba.

A vice-reitora Rejane se disse extremamente feliz com a conquista do professor Renato e afirmou que ele fará um excelente trabalho, com dedicação e competência. Durante este período, ela lembrou que o diretor-geral poderá contar com o seu apoio na reitoria. Segundo a professora Rejane, é gratificante ver Rio Paranaíba se desenvolvendo e permitindo que tantos jovens estudem no ensino superior. Aceitar a função de vice-reitora, para ela, foi uma escolha realizada com o objetivo de “proporcionar que o campus continue a sua já bem-sucedida trajetória de expansão”.

Posse de diretores
Os diretores de Ensino e Administrativo-Financeiro, respectivamente Fábio Teixeira e Luciano Pereira, também foram reconduzidos aos cargos e os diretores de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Cultura, Everaldo Lopes e Virgínia Santos, receberam suas portarias de designação.

O reitor Demetrius, ao falar sobre a nova administração da Universidade e sobre algumas atividades que já estão sendo realizadas por ela, destacou que o momento é festivo para a instituição e vislumbra profissionalismo e eficiência, sem perder o foco na humanidade. De acordo com ele, a expectativa da gestão multicampi é que todos possam trabalhar com confiança e motivação, colaborando para que a UFV possa cumprir sua missão, mesmo em tempos desafiadores, como comentou o professor Renato. O reitor também agradeceu à comunidade universitária e, principalmente, à comunidade de Rio Paranaíba, por sempre acolher a instituição tão bem.

Também acompanharam a cerimônia de posse a secretária de Órgãos Colegiados do campus Rio Paranaíba, Cleyde Cristina Rodrigues Caetano; o pró-reitor de Ensino, João Carlos Pereira da Silva; o diretor-geral do campus Florestal, Marco Antônio de Oliveira, e o prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes da Silva. Todas as fotografias do momento estão disponíveis em photos.app.goo.gl/CN5KceCKzzUSc86DA.

Fotos: Daniel Sotto Maior

Renato (ao centro) com os diretores Luciano, Virgínia, Everaldo e Fábio (da esq. para a dir.)