Institucional

Todos os campi

Departamento de Física recebe pesquisador americano para palestra para pós-graduandos

14/06/2019

O físico Cristiano Nisoli é referência no estudo de novos materiais para memória e computação quân

O Departamento de Física da UFV recebeu, dia 3 de junho, a visita do físico Cristiano Nisoli. O italiano, radicado nos Estados Unidos, é pesquisador no Los Alamos National Lab: National Security Science. Este laboratório foi criado durante a Segunda Guerra Mundial para atuar no projeto Manhattan, criado para aprofundar e aplicar estudos teóricos do físico alemão Albert Einstein sobre a possibilidade de pequenas quantidades de massa serem transformadas em grandes energias. Os estudos culminaram com a construção da bomba atômica. O laboratório também abrigou grandes nomes da física mundial, como os ganhadores do prêmio Nobel, Enrico Fermi e Richard Feynman.

Segundo o professor Clodoaldo Levartoski de Araujo, que  promoveu a vinda do físico à UFV,  o laboratório americano continua abrigando pesquisadores de destaque mundial, como Cristiano Nisoli, que é referência no estudo da interação entre nanomagnetos frustrados, que vem sendo cotados para atuarem como futuros dispositivos de memória e em computação quântica.  

O pesquisador fez uma palestra para estudantes do Programa de Pós-Graduação em Física sobre diversos temas que foram alvos de publicações em revistas de destaque como Nature e Science. A visita foi patrocinada pela Pró Reitoria de Pós-Graduação da UFV  através do programa FORTIS que visa fortalecer os programas de pós graduação da UFV com potencial para ascensão.

Ainda segundo o professor Clodoaldo, durante a visita foram acertadas novas parcerias para estreitamento dos laços entre as instituições.

 

Fonte: Clodoaldo Irineu Levartoski de Araujo