Institucional
Todos os campi
10/06/2019
A cerimônia de transmissão dos cargos de reitor e de vice-reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) aconteceu na noite de sexta feira (07), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. Os professores Demetrius David da Silva e Rejane Nascentes – escolhidos em consulta pública realizada em novembro do ano passado, foram oficialmente empossados em ato solene.
No início, a solenidade foi conduzida pelo então vice-reitor, professor João Carlos Galvão, a quem coube a transmissão do cargo. Em momentos distintos, o professor Demetrius e a professora Rejane foram conduzidos à solenidade pelos diretores dos Centros de Ciências da UFV, assinaram os termos de posse e receberam as vestes reitorais, cumprindo o ritual de introdução ao cargo. Em seguida, o professor João Carlos também passou o colar reitoral ao novo reitor, encaminhando ao novo gestor a presidência da sessão solene.
João Carlos Galvão discursou lembrando os desafios e conquistas da administração conduzida por ele e pela ex-reitora Nilda de Fátima Soares, agradecendo o apoio dos membros dos Conselhos Superiores e da comunidade universitária e lamentando os atuais ataques à universidade brasileira.”A UFV hoje é multicampi e somos todos nós a defendê-la”, disse.
A vice-reitora, Rejane Nascentes lembou sua trajetória na UFV como aluna do curso de Engenharia Civil (2001), onde também fez mestrado (2003) e doutorado (2006), tornou-se professora do Campus de Rio Paranaíba, em 2009 e chegou a Diretora do Campus Rio Paranaíba. Lá, foi convidada a compor a chapa “Juntos somos UFV”. Ela lembrou que os atuais dirigentes são servidores públicos da área de educação e vão honrar, com dedicação, o compromisso assumido com a comunidade. Além dos agradecimentos à família, amigos e apoiadores, a vice-reitora ressaltou o desafio de administrar uma universidade multicampi.
O novo reitor, Demetrius David da Silva chegou à Universidade em 1982, formou-se em Agronomia (1987), fez mestrado (1990) e doutorado (1994) em Engenharia Agrícola e pós-doutorado na Universidade da Flórida (EUA) no período de 2015 a 2016. Na UFV, foi Chefe do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV entre 2002 e 2016; presidente do Conselho de Administração do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) – entre 2011 e 2015, diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), entre 2006 e 2011 e vice-reitor entre 2011 e 2015.
Ao discursar, o novo reitor emocionou-se ao falar da família, lembrou sua trajetória na UFV e ressaltou o seu respeito aos órgãos colegiados da Universidade. Ao lamentar a crise de desânimo que afeta os recursos humanos, prometeu focar sua gestão na sustentabilidade institucional, na descentralização administrativa e na valorização das pessoas.“Vamos nos concentrar na sustentabilidade institucional, ou seja, na preservação, recuperação, manutenção e aperfeiçoamento das condições necessárias para que a UFV cumpra suas missões no que diz respeito ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação tecnológica, considerando também que as atividades administrativas são igualmente essenciais para a universidade. Em um tempo de polarizações, alego publicamente: o único partido da nova gestão é a UFV, o único interesse desta nova gestão é a defesa, a preservação e o aperfeiçoamento da UFV”, disse o reitor.
Na mesa de honra da solenidade também estavam os ex-reitores Antônio Lima Bandeira e Carlos Sigueyuki Sediyama, o Diretor-Geral do Campus-UFV Florestal, Marco Antônio de Oliveira, o Diretor-Geral interino do Campus-UFV Rio Paranaíba, Renato Adriane Alves Ruas, o Secretário de Órgãos Colegiados, Marcos Ribeiro Furtado; o Deputado Federal, Rodrigo de Castro, o Prefeito Municipal de Viçosa, Ângelo Chequer, o Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Antônio Elias Cardoso, os Deputados Estaduais Coronel Henrique e Roberto Andrade. Também participaram da cerimônia de posse autoridades militares, prefeitos da região, representantes de órgãos públicos, amigos e familiares dos empossados e pessoas da comunidade universitária.
Posse da nova equipe administrativa
Na manhã de segunda-feira (10), o reitor presidiu a cerimônia de posse da nova equipe da administração superior da UFV. O evento também aconteceu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e contou com a participação de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e familiares dos empossados.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, falou em nome de todos os empossados e disse que recebeu com “profunda gratidão” tal incumbência. Ressaltou que, “se os pró-reitores são os representantes formais de parte da estrutura de administração da UFV, os diretores, chefes de divisões e seus respectivos colaboradores diretos formam a espinha dorsal que sustenta esse arranjo institucional complexo”. Segundo o professor Ambrósio, “não há compromisso com cargos, mas com a instituição,” por isso todos os novos pró-reitores “têm o compromisso de colocar suas inteligências, trabalho e talentos em prol da UFV”. Ele lembrou que a reitoria e a vice-reitoria são o suporte dos novos empossados e estes têm a missão de dialogar sobre as demandas da comunidade universitária, ao mesmo tempo em que apresentam as respostas e soluções. “Nossa missão é dar tranquilidade para que os professores Demetrius e Rejane possam exercer suas inteligências e competências para pensarem e construírem uma Universidade cada vez maior, com projeção nacional e internacional. Convido a todos para construírmos, juntos, uma UFV cada vez melhor. Juntos somos fortes, juntos somos UFV”, frisou.
Para o reitor Demetrius David da Silva, a cerimônia de apresentação da nova equipe é emblemática por permitir à comunidade conhecer as pessoas que ficarão à frente da UFV pelos próximos quatro anos. Ele agradeceu a todos que se dispuseram, prontamente, em colaborar no processo de gestão da UFV e afirmou que “os empossados foram escolhidos, com base em perfil de competências e habilidades de relacionamento interpessoal, através de análises, estudos e verificação de quem seriam as pessoas mais adequadas para ocupar os cargos da Universidade”. Esse processo contou ainda com uma readequação da estrutura organizacional em que se procurou equalizar o número de cargos de direção nas diversas pró-reitorias. De acordo com o reitor, a partir de agora, após a etapa de seleção da equipe ter sido bem concluída, o próximo passo é dar autonomia, com a descentralização do poder decisório dos dirigentes. “Sabemos muito bem dos rumos da nossa Universidade daqui para frente e não temos a menor dúvida de que nós vamos conseguir vencer os desafios”, destacou.
Os nomes e as respectivas funções de todos os integrantes da nova equipe podem ser conferidos no arquivo anexo. As fotos das duas cerimônias estão disponíveis neste link.
Divulgação Institucional
ARQUIVO(S) ANEXO(S)
Institucional
Casa Arthur Bernardes realiza Café Cultural sobre valor material e imaterial do Doce de Leite Viçosa
09/05/2025
Esporte
Desempenho de equipes da Luve em Jogos Universitários de Minas Gerais garante participação em campeonato nacional
08/05/2025
Institucional
Pró-reitorias recebem indicações de candidatos às Medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino, Pesquisa e Extensão
08/05/2025
Institucional
Pesquisas da UFV são destaque no programa Globo Repórter desta sexta-feira
08/05/2025
Casa Arthur Bernardes realiza Café Cultural sobre valor material e imaterial do Doce de Leite Viçosa
09/05/2025
Pesquisas da UFV são destaque no programa Globo Repórter desta sexta-feira
08/05/2025
Novo decreto do governo federal agrava situação orçamentária das Ifes
08/05/2025
Pró-reitorias recebem indicações de candidatos às Medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino, Pesquisa e Extensão
08/05/2025
Campus Florestal encerra 8ª Feira de Empreendedorismo nesta quinta-feira
07/05/2025