Institucional

Todos os campi

Empossada nova administração da UFV

10/06/2019

A cerimônia de transmissão dos cargos de reitor e de vice-reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) aconteceu na noite de sexta feira (07), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. Os professores Demetrius David da Silva e Rejane Nascentes – escolhidos em consulta pública realizada em novembro do ano passado, foram oficialmente empossados em ato solene.

No início, a solenidade foi conduzida pelo então vice-reitor, professor João Carlos Galvão, a quem coube a transmissão do cargo. Em momentos distintos, o professor Demetrius e a professora Rejane foram conduzidos à solenidade pelos diretores dos Centros de Ciências da UFV, assinaram os termos de posse e receberam as vestes reitorais, cumprindo o ritual de introdução ao cargo. Em seguida, o professor João Carlos também passou o colar reitoral ao novo reitor, encaminhando ao novo gestor a presidência da sessão solene.

João Carlos Galvão discursou lembrando os desafios e conquistas da administração conduzida por ele e pela ex-reitora Nilda de Fátima Soares, agradecendo o apoio dos membros dos Conselhos Superiores e da comunidade universitária e lamentando os atuais ataques à universidade brasileira.”A UFV hoje é multicampi e somos todos nós a defendê-la”, disse.

A vice-reitora, Rejane Nascentes  lembou sua trajetória na UFV como aluna do curso de Engenharia Civil (2001), onde também fez mestrado (2003) e doutorado (2006), tornou-se professora do Campus de Rio Paranaíba, em 2009 e chegou a Diretora do Campus Rio Paranaíba. Lá, foi convidada a compor a chapa “Juntos somos UFV”. Ela lembrou que os atuais dirigentes são servidores públicos da área de educação e vão honrar, com dedicação, o compromisso assumido com a comunidade. Além dos agradecimentos à família, amigos e apoiadores, a vice-reitora  ressaltou o desafio de administrar uma universidade multicampi.

O novo reitor, Demetrius David da Silva chegou à Universidade em 1982, formou-se em Agronomia (1987), fez mestrado (1990) e doutorado (1994) em Engenharia Agrícola e pós-doutorado na Universidade da Flórida (EUA) no período de 2015 a 2016.  Na UFV, foi Chefe do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV entre 2002 e 2016; presidente do Conselho de Administração do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) – entre 2011 e 2015, diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), entre 2006 e 2011 e vice-reitor entre 2011 e 2015.

Ao discursar, o novo reitor emocionou-se ao falar da família, lembrou sua trajetória na UFV e ressaltou o seu respeito aos órgãos colegiados da Universidade. Ao lamentar a crise de desânimo que afeta os recursos humanos, prometeu focar sua gestão na sustentabilidade institucional, na descentralização administrativa e na valorização das pessoas.“Vamos nos concentrar na sustentabilidade institucional, ou seja, na preservação, recuperação, manutenção e aperfeiçoamento das condições necessárias para que a UFV cumpra suas missões no que diz respeito ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação tecnológica, considerando também que as atividades administrativas são igualmente essenciais para a universidade. Em um tempo de polarizações, alego publicamente: o único partido da nova gestão é a UFV, o único interesse desta nova gestão é a defesa, a preservação e o aperfeiçoamento da UFV”, disse o reitor.

Na mesa de honra da solenidade também estavam os ex-reitores Antônio Lima Bandeira e Carlos Sigueyuki Sediyama, o Diretor-Geral do Campus-UFV Florestal, Marco Antônio de Oliveira, o Diretor-Geral interino do Campus-UFV Rio Paranaíba, Renato Adriane Alves Ruas, o Secretário de Órgãos Colegiados, Marcos Ribeiro Furtado; o Deputado Federal, Rodrigo de Castro, o Prefeito Municipal de Viçosa, Ângelo Chequer, o  Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Antônio Elias Cardoso, os Deputados Estaduais Coronel Henrique e Roberto Andrade. Também participaram da cerimônia de posse autoridades militares, prefeitos da região, representantes de órgãos públicos, amigos e familiares dos empossados e pessoas da comunidade universitária.

Posse da nova equipe administrativa

Na manhã de segunda-feira (10), o reitor presidiu a cerimônia de posse da nova equipe da administração superior da UFV. O evento também aconteceu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e contou com a participação de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e familiares dos empossados.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, falou em nome de todos os empossados e disse que recebeu com “profunda gratidão” tal incumbência. Ressaltou que, “se os pró-reitores são os representantes formais de parte da estrutura de administração da UFV, os diretores, chefes de divisões e seus respectivos colaboradores diretos formam a espinha dorsal que sustenta esse arranjo institucional complexo”. Segundo o professor Ambrósio, “não há compromisso com cargos, mas com a instituição,” por isso todos os novos pró-reitores “têm o compromisso de colocar suas inteligências, trabalho e talentos em prol da UFV”. Ele lembrou que a reitoria e a vice-reitoria são o suporte dos novos empossados e estes têm a missão de dialogar sobre as demandas da comunidade universitária, ao mesmo tempo em que apresentam as respostas e soluções. “Nossa missão é dar tranquilidade para que os professores Demetrius e Rejane possam exercer suas inteligências e competências para pensarem e construírem uma Universidade cada vez maior, com projeção nacional e internacional. Convido a todos para construírmos, juntos, uma UFV cada vez melhor. Juntos somos fortes, juntos somos UFV”, frisou.

Para o reitor Demetrius David da Silva, a cerimônia de apresentação da nova equipe é emblemática por permitir à comunidade conhecer as pessoas que ficarão à frente da UFV pelos próximos quatro anos. Ele agradeceu a todos que se dispuseram, prontamente, em colaborar no processo de gestão da UFV e afirmou que “os empossados foram escolhidos, com base em perfil de competências e habilidades de relacionamento interpessoal, através de análises, estudos e verificação de quem seriam as pessoas mais adequadas para ocupar os cargos da Universidade”. Esse processo contou ainda com uma readequação da estrutura organizacional em que se procurou equalizar o número de cargos de direção nas diversas pró-reitorias. De acordo com o reitor, a partir de agora, após a etapa de seleção da equipe ter sido bem concluída, o próximo passo é dar autonomia, com a descentralização do poder decisório dos dirigentes. “Sabemos muito bem dos rumos da nossa Universidade daqui para frente e não temos a menor dúvida de que nós vamos conseguir vencer os desafios”, destacou.

Os nomes e as respectivas funções de todos os integrantes da nova equipe podem ser conferidos no arquivo anexo. As fotos das duas cerimônias estão disponíveis neste link

 

Divulgação Institucional