Campus Rio Paranaiba

Projeto de extensão aproxima Universidade e estudantes da educação infantil, fundamental e média

05/06/2019

O projeto Práticas educacionais para educação infantil, ensino fundamental e médio: ciências e saúde abrange vários eventos e dinâmicas com os objetivos de estreitar o relacionamento entre a Universidade e escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio de Rio Paranaíba e região. Busca ainda realizar diferentes práticas educacionais, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, além de divulgar o campus da Universidade e propiciar oportunidades a muitos estudantes que não têm acesso à UFV.

O projeto é coordenado pela professora Jaqueline Dias Pereira, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, e tem realizado vários eventos. Nos últimos meses, atendeu a diversas escolas de Rio Paranaíba, São Gotardo e região. Foram realizadas aulas práticas no Laboratório de Microscopia (Anatomia Vegetal), Laboratório de Anatomia Humana, Laboratório de Zoologia de Invertebrados e Vertebrados, Laboratório de Botânica, Museu de Geologia e Pedologia e Laboratório de Química.

A realização das atividades conta com a participação de vários professores e servidores técnico-administrativos dos diferentes Institutos e também com a colaboração frequente de alunos de graduação da UFV-CRP, que não medem esforços para a realização de cada evento. Alguns deles promovidos na própria escola, reforçando a parceria Universidade-Escola.

Na tarde do dia 31 de maio, aconteceu mais uma atividade do projeto. Na oportunidade, foram recebidos no campus estudantes da cidade vizinha, São Gotardo. Uma das participantes, Isadora Borges Ferreira, 12 anos, estudante do sétimo ano, destacou que a participação no evento “foi muito legal pois aprendeu coisas novas” e “achou muito interessante a parte da química e dos microscópios”. Ela ainda disse estar muito feliz, pois “não conhecia a UFV, nem o campus Rio Paranaíba.”

Todas as fotos do evento podem ser conferidas neste link.

Kerly Oliveira e Jaqueline Dias Pereira
Fotos: Kerly Oliveira