Renato Ruas recebe maioria de votos na consulta para eleição de diretor-geral do campus Rio Paranaíba

23/05/2019

Renato Ruas é o novo diretor geral do campus Rio Paranaíba

Foi realizada, nesta terça-feira (21), a consulta à comunidade acadêmica para eleição de Diretor-geral do campus Rio Paranaíba 2019-2023. Com uma participação expressiva dos três segmentos, 75% dos aptos a votar compareceram, sendo 849 estudantes, 108 professores e 85 servidores técnico-administrativos.

O professor Renato Ruas foi eleito com 66,73 % dos votos, já a professora Fabrícia obteve um total de 29,41%, votos brancos e nulos somaram 3,86%. O resultado da apuração obedeceu ao critério da proporcionalidade entre as três categorias, com os seguintes pesos: 1/3 para docentes, 1/3 para servidores técnico-administrativos e 1/3 para estudantes.

Segundo o presidente da Comissão Coordenadora da Consulta, professor Everaldo Antônio Lopes, o processo ocorreu "com total tranquilidade e grande mobilização da comunidade, o que reflete o compromisso de todos com o campus". Encerrada a apuração, a comissão  encaminhou o resultado ao Conselho Acadêmico e Adminstrativo do Campus Rio Paranaíba, que pode ser conferido no arquivo anexo.

Renato Adriane Alves Ruas tem 43 anos, é casado e pai de dois filhos. Natural de Montes Claros (MG), cursou Técnico em Agropecuária no Núcleo de Ciências Agrárias da UFMG e Agronomia na UFV, onde também realizaou o Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola. Entre 2007 e 2009, atuou como professor efetivo no Instituto Federal Goiano-Campus Morrinhos-GO, ministrando disciplinas de mecanização agrícola, topografia, construções rurais e projetos. Em novembro de 2009, retornou à UFV para trabalhar no campus Rio Paranaíba. Atualmente, é professor associado I e leciona disciplinas no curso de agronomia ligadas à mecanização agrícola na graduação e pós-graduação, além de construções rurais para a graduação. Esteve à frente da coordenação do Mestrado em Agronomia-Produção Vegetal no período entre 2011 e 2013. Coordena a Empresa Junior de Agronomia desde 2017 e, em fevereiro deste ano, assumiu a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPG), substituindo temporariamente a professora Lillian do Nascimento Gambi.

Kerly Oliveira
Fonte: Comissão Coordenadora de Consulta