Campus Viçosa

Pint of Science 2019 estreia em Viçosa nesta segunda-feira

19/05/2019

Nesta segunda-feira (20), Viçosa recebe novamente o Pint of Science, o festival mundial que brinda a ciência. Durante três dias, pesquisadores da UFV vão conversar com o público sobre temas como alimentação e diabetes, lixo e extinção, fome, cannabis, inteligência e ciência.

A proposta dos bate-papos, marcados para 20, 21 e 22 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas de diferentes áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.

O festival mundial de divulgação científica é coordenado, em Viçosa, pelo professor Diogo Tourino, do Departamento de Ciências Sociais. Os bate-papos acontecerão no Bar do Leão, localizado na Avenida Bernardes Filho, nº 100, Lourdes, e no Arte e Sabor, situado na Rua dos Estudantes, nº 70, Centro, com a seguinte programação:

Segunda-feira (20), às 19h30
Tema: Inteligência e criatividade: as máquinas podem ensinar as crianças?
Essa questão será apresentada e debatida pelo professor Levi Lelis, do Departamento de Informática, e pela professora Maria de Lourdes Mattos Barreto, do Departamento de Economia Doméstica.
Local: Bar do Leão

Tema: Fome: como encarar esse desafio?
O tema será debatido com a professora Maria Alice Fernandes Correia Mendonça, do Departamento de Economia Rural, e o professor Leonardo Duarte Pimentel, do Departamento de Fitotecnia.
Local: Arte e Sabor
 

Terça-feira (21), às 19h30
Tema: Diabetes e Alimentação: você tem fome de quê?
As professoras Isabela Ferreira de Castro, do Departamento de Medicina e Enfermagem, e Mônica Ribeiro Pirozi, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, participarão de um bate-papo.
Local: Bar do Leão

Tema: Lixo e extinções: qual é o nosso destino?
O engenheiro ambiental Ulisses Bifano Comini, da Pró-Reitoria de Administração da UFV fará um debate com o professor Pedro Seyferth Ribeiro Romano, do Departamento de Biologia Animal.
Local: Arte e Sabor 

Quarta-feira (22), às 19h30
Tema: Cannabis: até onde a planta pode nos ajudar?
Essa indagação será debatida pelo professor Derly José Henriques da Silva, do Departamento de Fitotecnia, e pela professora Luciene Rinaldi Colli, do Departamento de Direito.
Local: Bar do Leão

Tema: Ciência: mito ou verdade?
O professor Lúcio Antônio de Oliveira Campos, do Departamento de Biologia Geral, e a professora Vanessa Lana, do Departamento de História, falarão sobre o tema.
Local: Arte e Sabor

A programação completa, com os currículos dos pesquisadores, está disponível no site pintofscience.com.br. Não há necessidade de inscrição e a entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos.

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 24 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 87 municípios distribuídos pelas cinco regiões.

Divulgação Institucional

 

.