Parcerias

Campus Viçosa

RLI promove visita de grupos atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão à UFV

10/05/2019

.

No dia 25 de abril, a UFV recebeu a visita de cerca de vinte pessoas da Cooperativa Rural Mista de Gesteira, do distrito de Gesteira, município Barra Longa (MG) e da Associação de Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (Ahobero), do distrito de Bento Rodrigues município de Mariana, ambas localizadas em áreas atingidas pelo rompimento da barragem do Fundão.

A visita foi organizada pela Diretoria de Relações Institucionais (RLI), como forma de apoio institucional à essas organizações. O evento teve como objetivo conhecer o campus da universidade, as instalações do Laticínios Funarbe, interagir com professores e estudantes  de cursos ligados à produção de alimentos processados e cooperativismo, para trocar conhecimentos e buscar o estabelecimento de parcerias para o fortalecimento das atividades econômicos das comunidades e empreendimentos daquela região. Os visitantes receberam uma certificação da visita técnica que fizeram, onde tiveram oportunidade de conhecer instalações e processos produtivos do Doce de Leite Viçosa e conversar com especialistas de áreas de processamento de alimentos e cooperativismo.

Essas organizações estão em processo de reorganização e reativação econômica dos empreendimentos e estão contando com o apoio da Fundação Renova nesse processo, ao qual a UFV se tornou parceira. Esse evento representou a possibilidade de discutir projetos e demandas as organizações e pensar em formas de apoio que a UFV pode oferecer aos grupos produtivos. A Fundação Renova é responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em cinco de novembro de 2015.

Fonte: Natália Fernandes
Divulgação Institucional