Cotidiano

Campus Viçosa

IPC-Viçosa registra inflação em abril

10/05/2019

A inflação do mês de abril, calculada pelo Departamento de Economia da UFV (DEE), foi de 0,57% e, embora em menor ritmo da verificada em fevereiro (0,99%), mantém a tendência de alta de preços em Viçosa para o começo de 2019. Já o custo da cesta básica apresentou aumento considerável de 9,41%, sendo a maior alta registrada desde janeiro de 2016, quando o referido custo havia se elevado em 12,17%.

Em abril de 2019, conforme pode ser visualizado no arquivo anexo, os sete grupos que compõem o IPC-Viçosa tiveram as seguintes variações: alimentação (-0,88%); saúde e cuidados pessoais (-0,25%); habitação (0,17%); transporte e comunicação (2,11%); educação e despesas pessoais (0,07%); vestuário (8,48%); e artigos de residência (1,29%).

Dentro do grupo Alimentação, os destaques são os recuos de preços ocorridos nos itens macarrão espaguete, frutas como mamão, cereais, leguminosas e oleaginosas como feijão carioca, panificados como pão francês, sal e condimentos como maionese.

O DEE acompanha, desde 1985, a evolução dos preços de bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. O público-alvo da pesquisa é uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos. A pesquisa é realizada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela técnica Vânia Eugênia da Silva, e conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

O boletim deste mês pode ser conferido no arquivo anexo. As séries históricas e boletins anteriores do IPC-Viçosa estão disponíveis na página do DEE.

Fonte: IPC
Divulgação Institucional