Institucional

Campus Viçosa

UFV realiza reunião de balanço da Comissão de Validação da Autodeclaração no Sistema de Cotas

16/04/2019

.

Foi realizada uma reunião de balanço da Comissão de Validação da Autodeclaração no Sistema de Cotas, no último dia 9. Além de seus integrantes, participaram da iniciativa, no Salão Nobre do campus Viçosa, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e o pró-reitor de Ensino, Frederico Vieira Passos.

A reitora agradeceu os membros da Comissão e reconheceu importância histórica do trabalho deles para enfrentar uma injustiça no sistema educacional. Ela ressaltou também que, no futuro, talvez a Comissão seja olhada com certa curiosidade e as pessoas se questionem sobre o fato de ter sido necessária a sua existência para assegurar direitos. Já o professor Frederico Passos reforçou que a UFV de maneira corajosa enfrentou o problema das fraudes antes que as demais instituições.

A Comissão funciona desde 2017, mas teve dois formatos distintos: em 2017 reagiu a denúncias ao longo do ano. Enquanto em 2018 e 2019 agiu durante a matrícula, sob a presidência do professor Diogo Tourino de Sousa. De acordo com ele, o balanço da reunião foi positivo, tendo em vista que após a reformulação da Comissão, em 2018, “a UFV conseguiu dirimir os casos de fraude em cotas já no ato da matrícula, sendo acionadas diversas vezes pela justiça, após recursos dos candidatos, mas recebendo decisões favoráveis na grande maioria dos casos”.

Divulgação Institucional