Primeira dissertação nacional do Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional (Profqui) é defendida na UFV

16/04/2019

Defesa com a banca e o candidato

No último sábado (13), o Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional (Profqui) da UFV teve a sua primeira dissertação defendida, intitulada Desenvolvimento de titulador automático baseado na plataforma open source Arduino como ferramenta investigativa no ensino de Química. O trabalho foi desenvolvido pelo servidor técnico-administrativo em Educação Iterlandes Machado Junior, que trabalha no laboratório do Departamento de Química (DEQ), e teve a banca formada pelos professores Odilaine Inácio de Carvalho Damasceno (CAp-Coluni), Per Christian Braathen (Univiçosa) e César Reis (DEQ), presidida pelo professor Efraim Lázaro Reis (DEQ).

A linha de pesquisa do trabalho explorou, de modo crítico e reflexivo, a produção e utilização das tecnologias da informação e comunicação, atreladas à evolução tecnológica, nos processos de formação, ensino e aprendizagem. O estudo buscou pensar maneiras de produzir materiais multimídia de natureza didático-pedagógica que pudessem contribuir para o melhor desempenho das atividades de divulgação e ensino de Química. Para isso, foi utilizado o hardware de código aberto Arduino, por meio do qual se criou um software que pode ser utilizado para demonstração de reações químicas ácido-base em salas de aula.

O Profqui é um programa de pós-graduação Stricto Sensu, na modalidade de Mestrado Profissional, destinado a professores em pleno exercício da docência no Ensino Médio do país (exceto pelo primeiro edital, lançado em 2017, que não exigia a docência e possibilitou a participação de Iterlandes). O programa tem como objetivo proporcionar a formação continuada qualificada e atualizada em Química, considerando como tema de pesquisa o desenvolvimento de produtos e materiais didáticos que sejam relevantes para uso nas escolas.

Atualmente, o Profqui conta com 18 polos distribuídos pelo Brasil, com sede na UFRJ e cogestão da Sociedade Brasileira de Química. Na UFV, são oferecidas 20 vagas por ano e a abertura de um novo edital está prevista para julho.

Fonte: Efraim Lázaro Reis