Campus Florestal

Vereador convida estudante da UFV-CAF para apresentar trabalho de pesquisa sobre ribeirão de Florestal

15/04/2019

Prédio Principal

O estudante do curso de Gestão Ambiental da UFV-Florestal Wagner Júnior Amaral foi convidado pelo vereador Wagner dos Santos Jr. para apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) nesta terça-feira (17), às 19h, na Câmara de Vereadores de Florestal. Intitulado “Monitoramento físico-químico da qualidade da água do Ribeirão Camarão/Lages no município de Florestal, Minas Gerais”, o trabalho está sob orientação do professor Hygor Rossoni.

A pesquisa teve como objetivo monitorar a qualidade da água do Ribeirão Camarão/Lages, pertencente ao rio Paraopeba, de acordo com os parâmetros físico-químico (turbidez, temperatura, pH e oxigênio dissolvido), além de verificar se os resultados se enquadram nos valores que classificam o Ribeirão Camarão/Lages (Classe 1) conforme a Deliberação Normativa COPAM/CERH-MG nº01, de 05 de maio de 2008. O trabalho verifica, ainda, se acontece auto depuração a jusante do curso d'água por meio de análises comparativas.

Contexto

O convite para apresentar o trabalho em sessão aberta na Câmara de Vereadores justifica-se pela relevância ambiental, social e econômica da pesquisa para o município e o poder público de Florestal-MG. Afinal, o Ribeirão Camarão/ Lages, por ser afluente do rio Paraopeba – que também contribui com o rio São Francisco –, é o principal recurso hídrico do município de Florestal.

Na última década, a população de Florestal aumentou consideravelmente devido à criação do Campus Universitário da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2008.  Desde então, a cidade aumentou a demanda por abastecimento de água, bem como destinação e tratamento de efluentes.  Assim, monitoramento da qualidade da água do Ribeirão Camarão/ Lages é relevante para o município e outras cidades.

Fernanda Pessoa
Fonte: Wagner Júnior Amaral