Parcerias

Todos os campi

Fapemig promove evento para mulheres interessadas em empreendedorismo e inovação na UFV

11/04/2019

Esta foi a primeira etapa de uma formação em empreendedorismo feminino

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) promoveu nesta quinta-feira, 11, na UFV um workshop para apresentar o programa Desafio de Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela). O programa tem como objetivo promover a formação empreendedora de mulheres que são bolsistas de mestrado e doutorado da Fapemig.

O workshop aconteceu no auditório do Departamento de Letras e contou com o apoio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev. Segundo a representante da Fapemig, Yale Soares, o evento busca sensibilizar as pós-graduandas, incentivando-as a transformarem pesquisa e inovação em negócios promissores.  Nesta primeira etapa, o público conheceu as histórias de quatro pesquisadoras da UFV que fazem ou já fizeram parte da Incubadora de Empresas do Centev: Monique Eller (professora da UFV), Natália Gonzaga (Pig Pork Solutions), Fernanda Schulthais (WGV Agroconsultoria).

Enquanto as mulheres já dividem com os homens a porcentagem de publicações científicas, ainda são muito tímidas em transformar idéias e projetos de pesquisa em negócios. Para Danielle Leonel, do  Núcleo de Tecnologias e Gestão da UFV, a formação é importante  para assumirem também cargos gerenciais no Brasil.

A representante do Centev, Jucélia Lopes apresentou ao público as possibilidades de cursos e programas de fomento à inovação. Também participou do evento a professora do Departamento de Letras, Débora Zuim, incentivadora do empreendedorismo entre estudantes da UFV.

As edições-piloto do Dela ocorrem também em outras cinco cidades: Belo Horizonte, Lavras, Montes Claros, Juiz de Fora e Uberlândia. As pesquisadoras interessadas poderão participar, nos meses de maio e junho, na UFV, de mais sete módulos de formação com temas como modelagem de negócios, propriedade industrial, futurismo e comportamento empreendedor. O Dela visa formar mulheres interessadas também em participar de um edital que irá apoiar 60 ideias que tenham potencial para negócios inovadores em Minas Gerais.

Léa Medeiros

Divulgação Institucional

 

 

Esta foi a primeira etapa de uma formação em empreendedorismo feminino