Parcerias

Campus Florestal

Mediotec promove diversas atividades na UFV-Florestal em março

29/03/2019

Os alunos do Mediotec receberam o kit escolar durante a aula presencial

No âmbito do Programa Mediotec da UFV-Florestal/Cedaf, já foram realizados, este ano, dois encontros presenciais no campus universitário, em 16 de março e 23 de março, com 165 e 110 alunos, respectivamente.

No primeiro encontro, foram realizadas as aulas dos cursos técnicos concomitantes EAD em Administração, Eletroeletrônica, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho e do técnico pós-médio EAD em Administração. Os alunos chegaram pela manhã dos polos vinculados dos municípios de Abaeté, Betim, Conselheiro Lafaiete, Ibirité, Itabira, Itaúna, João Monlevade, Leandro Ferreira, Pará de Minas, Ribeirão das Neves e Taquaraçu de Minas e permaneceram no campus durante todo o dia.

Já no segundo encontro, as aulas foram dos cursos técnicos concomitantes EAD em Eletrônica, Eletrotécnica e Eletroeletrônica. Os alunos vieram polos vinculados: Baldim, Bela Vista de Minas, Caeté, Cláudio, Divinópolis, Esmeraldas, Lagoa da Prata e Vazante. Com exceção deste último, os alunos chegaram pela manhã ao campus e permaneceram o dia todo; já os do polo de Vazante, chegaram na noite anterior e pernoitaram na UFV-Florestal.

Em ambos os encontros as aulas teóricas aconteceram no PVA e no PVB e as aulas práticas no laboratório de informática e de eletrônica/eletrotécnica. Antes das aulas, no refeitório, todos os estudantes puderam usufruir de café da manhã apropriado para o dia de atividades presenciais no campus. Da mesma forma, foi servido almoço e lanche da tarde.  

Após o almoço e já nas salas de aula, os alunos receberam pastas com caderno, canetas, blusa de uniforme e dispositivos para armazenamento de mídia (CD e DVD).

As atuais turmas do Mediotec seguem no programa com previsão de formatura em julho de 2019, quando cerca de mil alunos receberão certificados dos cursos técnicos. Com isso, o programa e a UFV-Florestal terá cumprido o papel de capacitação profissional de jovens e adultos de várias cidades de Minas Gerais.

Capacitação da equipe

Dentre as ações do Mediotec, faz parte a profissionalização e a capacitação dos bolsistas (professores, tutores e coordenadores), visando à melhoria da qualidade das aulas virtuais. Em 16 de março, o bolsista em Comunicação e Tecnologia da Informação Israel Ribeiro Cezario Schutzmann ministrou o curso “Práticas de Ensino: como produzir vídeo-aulas em EAD”, o qual teve duração de 4h presenciais. Na ocasião, participaram 35 pessoas, dentre tutores, professores e coordenadores.

A pedagoga Mayara Carvalho Martins sorteou o livro “O Diário de uma Advogada”, doado pela autora Marina Pimenta, que é professora da UFV-Florestal e atua nos cursos técnicos do Mediotec. Participante da capacitação, a autora é advogada há dez anos, especialista em Sociologia que trabalhou por cinco anos com egressos do Sistema Prisional e, atualmente, está cursando doutorado. Na obra, ela relata fatos vividos durante o atendimento aos egressos do Sistema Prisional, mostrando “o que está por trás da vida de quem comete crimes”, como um “direito de resposta”, diz a autora.

Ao final do curso, o coordenador geral professor Antônio Cézar Pereira Calil agradeceu a presença de todos e avaliou o programa, ressaltando o feedback positivo recebido nas aulas presenciais até o momento.

Fernanda Pessoa
Fonte: Israel Schutzmann/Mediotec
Fotos: Guilherme Faria/Mediotec
Divulgação Institucional- CAF/UFV

 

 

O coordenador geral e o palestrante do Mediotec durante a capacitação de bolsistas

Anderson Alfredo, sorteado pelo livro, ao lado de Israel Schutzmann

Saulo Saturnino, também contemplado com um exemplar

Da esq. para a dir.: Marina Pimenta, Israel Schutzmann e Mariliza Tenório (sorteada com o livro)