Campus Viçosa
10/09/2015
A UFV está novamente entre as instituições avaliadas pela publicação Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Nesta edição de 2015, 46 dos seus cursos de graduação foram avaliados, sendo sete do campus Rio Paranaíba e um do campus Florestal. No total, 22 deles receberam cinco estrelas e 21 receberam quatro. Apenas três obtiveram três estrelas.
O pró-reitor de Ensino da Universidade, Frederico José Vieira Passos, destacou os cursos que foram avaliados pela primeira vez e obtiveram bons resultados: Educação Física do campus Florestal; Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Química do campus Rio Paranaíba e Enfermagem do campus Viçosa ganharam quatro estrelas e Cooperativismo do campus Viçosa, cinco estrelas. Segundo ele, 22 cursos permaneceram com a mesma avaliação, 11 ganharam uma estrela a mais e sete perderam uma estrela.
Para o pró-reitor, toda a comunidade universitária deve ser parabenizada. Mas, mesmo com a avaliação “excelente”, a Universidade precisa continuar avançando e melhorando suas atividades. Segundo o professor Frederico, é preciso debater projetos pedagógicos, metodologias educacionais e espaços físicos, além de desenvolver um sistema próprio de avaliação, que permita a obtenção de respostas rápidas e eficazes para as deficiências da instituição.
A avaliação, disponibilizada abaixo, será divulgada por meio do GE Profissões Vestibular 2016, que estará nas bancas a partir de 9 de outubro.
Sobre o GE
O Guia do Estudante avalia os cursos de ensino superior do Brasil e traz detalhes sobre áreas de atuação e mercado de trabalho, entre outras informações. Ele considera dados cadastrais e das instalações das instituições (titulação dos professores, instalações físicas, desenvolvimento de pesquisas acadêmicas), pareceres de especialistas das áreas avaliadas e consultorias de empresas independentes de auditoria e de avaliação de técnicas de pesquisa.
(Divisão de Jornalismo)
Institucional
Abertas inscrições para I Seminário de Ações Afirmativas e Direitos Humanos da UFV
06/10/2026
Institucional
UFV tem editais abertos para mestrado e doutorado em diferentes áreas
05/10/2026
Institucional
Professores da Universidade de Coimbra oferecem disciplina tópicos especiais sobre desigualdades e segurança alimentar
05/10/2026
Falecimento
Luiz Augusto Monnerat (1950-2026)
06/10/2026
Abertas inscrições para I Seminário de Ações Afirmativas e Direitos Humanos da UFV
06/10/2026
UFV tem editais abertos para mestrado e doutorado em diferentes áreas
05/10/2026
Professores da Universidade de Coimbra oferecem disciplina tópicos especiais sobre desigualdades e segurança alimentar
05/10/2026
Luiz Augusto Monnerat (1950-2026)
06/10/2026
Professor do Departamento de Engenharia Civil recebe título de Hidrógrafo Honorário
02/10/2026