Campus Viçosa
20/05/2015
Discutir o uso de narrativas visuais na pesquisa, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras foi o objetivo do curso oferecido pela professora Paula Kalaja, da University of Jyvãskyla (Finlândia). Em cinco módulos, o curso, que teve início em abril, terminou nesta terça-feira (19) e permitiu o aprofundamento do tema por estudantes de graduação e de mestrado em Letras e por professores da UFV.
Paula Kalaja está há mais de um mês no campus Viçosa em licença sabática da universidade finlandesa e gostou da experiência de ministrar, pela primeira vez, um curso sobre narrativas visuais. Ela elogiou os estudantes e professores que participaram dos módulos do curso, pelas observações e questionamentos e pelo interesse que demonstraram. Paula também disse que o campus da Universidade é maravilhoso e que aproveitou para caminhar por ele todos os dias.
Para a professora do Departamento de Letras Ana Maria Ferreira Barcelos, que convidou a educadora estrangeira para o curso e divide com ela a autoria de livros, o evento foi muito importante. Segundo ela, as narrativas visuais, como desenhos e colagens, são métodos de coleta de dados que começaram a ser explorados agora na Linguística Aplicada, e a professora finlandesa é pioneira em pesquisas na área com esse tipo de método. “No curso, os participantes vivenciaram vários tipos de narrativas visuais que poderão utilizar tanto como pesquisadores quanto como professores de línguas estrangeiras”, destacou.
As discussões realizadas no curso já estão sendo aproveitadas pelos participantes. A mestranda em Letras da UFV Bruna de Oliveira decidiu acrescentar as narrativas visuais como uma das metodologias de sua dissertação e a opção tem dado certo. De acordo com a mestranda, na pesquisa desenvolvida em uma escola de Rio Pomba (MG), os estudantes demonstraram mais motivação em representar o processo de identificação com a língua inglesa por meio da linguagem visual. Com a participação no curso, a mestranda disse que terá mais suporte para a pesquisa. A vinda da professora Paula Kalaja à UFV “permite termos contato direto e podermos trocar ideias com uma autora que estudamos em livros. Essa experiência é muito válida”, afirmou.
A passagem da educadora pela Universidade faz parte de uma parceria estabelecida entre o Programa de Pós-graduação em Letras e a University of Jyvãskyla. A parceria conta com diversas ações, dentre elas a assinatura de um memorando de entendimento, o oferecimento de cursos e a produção de um livro, com a participação de Paula Kalaja e da professora Ana Maria Barcelos. O livro Beliefs, Agency and Identity in Foreign Language Learning and Teaching, da editora Palgrave/MacMillan, será lançado em novembro e aborda questões de identidades e crenças no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
As atividades na UFV foram promovidas pelo Programa de Pós-graduação em Letras, com o apoio do Curso de Extensão em Língua Inglesa (Celin).
(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)
.
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de novembro
28/10/2025
Premiação
Artigo produzido no âmbito da pós-graduação em Ecologia recebe prêmio da revista científica Biotropica
28/10/2025
UFV na Mídia
Professor da UFV contribui com reportagem do Fantástico sobre os impactos das mudanças climáticas nos Andes
28/10/2025
Institucional
Pós-graduações stricto sensu recebem inscrições
28/10/2025
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de novembro
28/10/2025
Artigo produzido no âmbito da pós-graduação em Ecologia recebe prêmio da revista científica Biotropica
28/10/2025
Professor da UFV contribui com reportagem do Fantástico sobre os impactos das mudanças climáticas nos Andes
28/10/2025
Pós-graduações stricto sensu recebem inscrições
28/10/2025
Pesquisadores dobram número de espécies conhecidas de insetos do gênero Guaranyperla
28/10/2025