Todos os campi

Estudantes do Coluni disputam Olimpíada Brasileira de Foguetes

14/05/2012

Estudantes do Colégio de Aplicação – Coluni/UFV realizaram, na última quinta-feira (10), a sua primeira participação na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG). A competição, parte integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), consiste no lançamento de foguetes fabricados a partir de garrafas PET. Uma reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio é o que dá impulso aos projéteis. “É a oportunidade de se aplicar o que aprendemos nas aulas de Química e Física”, conta o aluno do 2° ano Lohran Machado Coelho.

Os foguetes foram lançados próximos da pista de corrida do Departamento de Educação Física, por três equipes. No fim do ano, as 30 melhores de todo o país disputarão o 1° lugar nacional e uma bolsa para um curso de uma semana no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

A OBFOG envolve alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A Olimpíada acontece dentro da própria escola e a participação é voluntária. Ao final, todos os alunos, professores envolvidos no processo e diretores escolares recebem um certificado de participação.

Equipes
A equipe do Coluni vencedora, na quinta-feira, foi a Armstrong, composta pelos alunos Mateus Pinto Ribeiro, Mateus Coelho Gonçalves, Mário D’Alessandro Neto e Mateus Guilherme Calixto Assis, que lançou seu foguete a 112 metros.

Também participaram as equipes Rocket - formada por Pedro Vargas, Raul Pimenta, Thales Bhering e Ygor Macedo - e Laika, dos alunos Gabriel Talyson, Eduardo Siqueira, Lorhan Machado Coelho, Lucas Oliveira Scarton e Lucas Freire de Oliveira.

A comissão organizadora foi composta pelos professores Emerich Michel de Sousa, Edson Luis Nunes, Severina Sarah Lisboa e Daniel Rodrigues Ventura.

(Marden Chaves, bolsista)