Prêmios

Campus Viçosa

Pesquisadores do Departamento de Química são premiados pela indústria de tintas

19/12/2019

Milena e Alana foram orientadas pelo professor Márcio

Mais uma vez o Grupo de Catálise Homogênea e Heterogênea, coordenado pelo professor Márcio José da Silva, do Departamento de Química da UFV, se destacou no prêmio Ciência em Tintas, oferecido pela Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati). As alunas de mestrado e de pós-doutorado em Agroquímica, respectivamente, Alana Alves Rodrigues e Milena Galdino Teixeira, ficaram em segundo lugar na premiação pelo trabalho Processo altamente eficiente de produção do solketal a partir do bioglicerol usando catalisadores sais de heteropoliácidos: um eficiente método de síntese de um agente de coalescência alternativo e de origem renovável.

O projeto – um dos três premiados - foi idealizado e realizado pelas estudantes sob orientação do professor Márcio. Na proposta, elas utilizaram o glicerol, um subproduto da produção de biodiesel, para produzir solketal, composto que pode ser empregado como agente de coalescência pela indústria de tintas. Segundo Alana, “o Laboratório de Catálise, onde o projeto foi criado, desenvolve processos ambientalmente amigáveis, transformando produtos naturais em compostos de maior valor agregado, com auxílio de catalisadores”.

O Prêmio da Abrafati tem o objetivo de estimular a pesquisa científica aplicada relacionada às tintas, contribuindo para a integração entre universidade e indústria. Desde 1987, vem premiando especialistas ligados às principais universidades, centros de pesquisa e empresas. O Grupo de Catálise Homogênea e Heterogênea da UFV também esteve entre os primeiros colocados em 2016 e 2017.

 

Divulgação Institucional – campus Viçosa

 

APOIO: Facebook Facebook