Premiação
Campus Viçosa
09/09/2019
Marcelo Santos e Marcelo Braga receberão o prêmio em outubro
O artigo Os efeitos das fusões nas cooperativas de crédito brasileiras, assinado pelo doutorando do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada Marcelo Henrique Shinkoda Santos e pelo seu orientador Marcelo José Braga, foi o vencedor do Prêmio ABDE-BID 2019 na categoria “Sistema OCB: Desenvolvimento e cooperativismo de crédito”.
A premiação é concedida pela Associação Brasileira de Desenvolvimento e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo é estimular a elaboração de trabalhos de divulgação, reflexão e apresentação de proposições sobre financiamento do desenvolvimento, em especial sobre o Sistema Nacional de Fomento (SNF).
Segundo os pesquisadores, o trabalho premiado avaliou se as incorporações ocorridas entre as cooperativas de crédito, entre janeiro de 2008 e novembro de 2018, promoveram variações na capacidade de endividamento delas. “Os resultados são úteis para a proposição de políticas que visem ampliar a competitividade no setor de intermediação financeira, como proposto pelo Banco Central do Brasil, em junho de 2019. Eles também contribuem para a difusão de conhecimento sobre o ganho de eficiência, gestão e governança das cooperativas de crédito”, afirmou Marcelo Santos.
Os autores receberão o prêmio durante a 5ª Edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, que acontecerá, de 9 a 11 de outubro, em Brasília (DF).
Léa Medeiros
Divulgação Institucional
Equipe Garras Cheerleading da UFV vence competições internacionais
03/11/2025
Artigo produzido no âmbito da pós-graduação em Ecologia recebe prêmio da revista científica Biotropica
28/10/2025
Funarbe é premiada nacionalmente por Boas Práticas de Gestão
30/10/2025
Uepe Gado de Leite é premiada em evento nacional
20/10/2025
tecnoPARQ é eleito o melhor programa de incubação de empresas do Brasil
16/10/2025