Institucional

Campus Viçosa

Pesquisa da UFV recebe prêmio em Congresso Brasileiro de Pro, Pre e Simbióticos

08/07/2019

A pesquisa de Bruna já havia sido premiada em 2018

A pesquisa desenvolvida pela doutoranda Bruna Cristina dos Santos Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, foi premiada no 4º Congresso Brasileiro de Pro, Pre e Simbióticos (PreProSim), que aconteceu, em junho, durante o Ganepão 2019, realizado em São Paulo.

O trabalho intitulado Simbiótico reduz a incidência de lesões pré-neoplásicas, modula a microbiota intestinal e aumenta as concentrações de ácidos graxos de cadeia curta em modelo de carcinogênese colorretal foi o primeiro colocado da categoria Tecnológico.

Desde 2016, Bruna vem realizando sua pesquisa no Laboratório de Bioquímica Nutricional do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, sob orientação da professora Maria do Carmo Gouveia Peluzio. Nessa fase do projeto, os pesquisadores demonstraram os efeitos do uso de um probiótico e simbiótico na composição e metabolismo da microbiota intestinal e sua influência no desenvolvimento de lesões precursoras do câncer colorretal em modelo experimental. O estudo foi realizado em parceria com a professora aposentada da UFV Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, responsável pelo desenvolvimento do prebiótico, e com o professor Marcos Rogério Tótola, do Departamento de Microbiologia da UFV.

A pesquisa já havia sido premiada em 2018, no III Congresso Brasileiro de Doenças Funcionais do Aparelho Digestivo, onde os autores demonstraram os potenciais mecanismos quimiopreventivos do probiótico e do simbiótico no câncer colorretal. No momento, está sendo investigado como a intervenção utilizada modula vias de sinalização potencialmente oncogênicas, e como o conhecimento da composição da microbiota intestinal pode auxiliar no rastreio e vigilância do câncer colorretal.

Vale ressaltar que outros trabalhos nessa mesma linha já foram desenvolvidos no laboratório coordenado pela professora Maria do Carmo, avaliando os efeitos de diversos compostos bioativos e alimentos funcionais na redução do risco de desenvolvimento de câncer.

 

Fonte: Maria do Carmo Peluzio

Divulgação Institucional

 

APOIO: Facebook Facebook