Pesquisa da UFV é capa de periódico da Sociedade Brasileira de Química

03/07/2018

O Journal of the Brazilian Chemical Society destacou, na capa de sua última edição, o trabalho Removal of Beta-Lactams Antibiotics through Zero-Valent Copper Nanoparticles, coordenado pelos professores Renata Pereira Lopes Moreira, André Fernando de Oliveira e Antônio Alberto Silva, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica.

O trabalho é resultado de um estudo totalmente desenvolvido nos departamentos de Química e Fitotecnia, do campus Viçosa, pelos alunos de Iniciação Científica Lucas Oliveira e Yuri Guimarães, com a participação da doutoranda Mayra Nascimento.

No estudo, a equipe realizou a degradação dos fármacos ceftriaxona e cefadroxil, da mesma classe da penicilina, por nanopartículas de cobre (Cu) metálico. Em menos de 30 minutos de reação, houve uma degradação superior a 80%. Um dos resultados mais significativos foi verificar que dois processos atuam na remoção dos antibióticos em água, degradação e adsorção. As espécies de Cu+ foram as principais envolvidas na degradação. Já as de Cu2+ atuaram como responsáveis pela adsorção dos antibióticos e seus produtos de degradação.

A professora Renata Moreira explica que estes resultados são importantes para o desenvolvimento de novas tecnologias de tratamento de efluentes. Eles vão ao encontro de uma das metas do grupo de pesquisa que coordena, que é o desenvolvimento de novos materiais de valor agregado produzidos a partir de resíduos eletrônicos, que contêm alto teor de cobre.

Na foto, um registro dos pesquisadores. Da esq. para dir., os professores Antônio Alberto e Renata, a doutoranda Mayra, os estudantes Lucas e Yuri e o professor André Fernando.

Fonte: Róbson Teixeira

APOIO: Facebook Facebook