Pesquisadores desvendam fungos causadores da verrugose em plantas

21/03/2017

As verrugoses são doenças causadas por fungos do gênero Elsinoë e que afetam plantas como o amendoim, mandioca, feijoeiro, bico-de-papagaio e muitas outras. A maioria das pessoas conhece essas doenças pelo dano que causam à aparência de frutos como o abacate, laranjas, limões e tangerinas. Os frutos atacados ficam com má aparência com manchas descoloridas e verrugas e são rejeitados pelos consumidores em feiras e supermercados. Apesar dos prejuízos que causam, estes fungos foram “esquecidos” pelos cientistas por quase 60 anos porque são difíceis de estudar por conta de seu pequeno tamanho e crescimento lento, quando cultivados em meio artificial.

A partir de 2010, o professor Robert Barreto, do Departamento de Fitopatologia, retomou os trabalhos sobre a taxonomia desses fungos em colaboração com a equipe do grupo de Fitopatologia Evolutiva, liderada pelo professor Pedro Crous, do Westerdijk Fungal Biodiversity Institute – Holanda. O primeiro trabalho que resultou dessas pesquisas foi agora publicado no periódico científico de maior impacto na área de micologia (Studies in Mycology) sob o nome “Phylogeny and taxonomy of the scab and spot anthracnose fungus Elsinöe (Myriangiales, Dothideomycetes)”.

No trabalho foram examinadas 75 espécies de Elsinoë, obtidas e cinco continentes e descritas oito novas espécies. Segundo o professor Robert, os resultados das pesquisas serão úteis para o conhecimento e controle das verrugoses. O artigo completo está disponível neste link.

(Léa Medeiros)

APOIO: Facebook Facebook