Campus Viçosa

Pesquisadores da UFV publicam artigo na revista científica Plos One

14/06/2016

.

Integrantes da equipe do Laboratório de Biometria da UFV, cujo responsável é o professor do Departamento de Biologia Geral Leonardo Bhering, publicaram, no dia 9 de junho, um artigo na renomada revista científica Plos One. O trabalho, que tem como primeiro autor o doutorando em Genética e Melhoramento Vinícius Junqueira, é resultado de uma parceria de aproximadamente cinco anos com a Embrapa Agroenergia e, neste caso, com o pesquisador Bruno Laviola.

O trabalho – Bayesian Multi-Trait Analysis Reveals a Useful Tool to Increase Oil Concentration and to Decrease Toxicity in Jatropha curcas L. – teve como objetivo implementar metodologias bayesianas multi-características para melhorar a exatidão da seleção de genótipos no melhoramento do pinhão manso, com a finalidade de aumentar a concentração de óleo e diminuir a toxidez causada pelo éster de forbol em suas sementes – sabendo que essa toxidez torna os resíduos da indústria de biodiesel impróprios para o consumo animal e, consequentemente, diminui a rentabilidade da utilização do pinhão manso na produção do combustível. De acordo com o artigo, com metodologias bayesianas, foi possível selecionar genótipos com alta concentração de óleo e baixo teor de éster de forbol nas sementes e pensar futuros cruzamentos entre eles.

Além de Vinícius Junqueira, os outros autores são Leonardo Peixoto, Bruno Laviola, Leonardo Bhering, Simone Mendonça, Tania Costa e Rosemar Antoniassi.

O trabalho está disponível em journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0157038 e no arquivo anexado.

(Divisão de Jornalismo)

APOIO: Facebook Facebook